quinta-feira, 30 de abril de 2015

João Rato no regresso ao Desafio Total/Mazda

Depois de um ano ausente como piloto, no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, em virtude de ter aceitado o convite de Rita Oliveira para ser seu navegador no campeonato de UTVs, João Rato regressa agora ao CNTT para disputar o Desafio Total/Mazda.

 A primeira das cinco provas do Desafio Total/Mazda, realiza-se no próximo fim-de-semana em Reguengos de Monsaraz e marca o regresso de João Rato às competições automóveis com a equipa SmartPro/PCR.

  “No ano passado não participei como piloto porque fui navegador da Rita Oliveira que se sagrou campeã nacional. Acabei por só participar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, onde podíamos ter feito um resultado memorável, se não tivesse sido aquela avaria, que nos fez estar tantas horas parados. Este ano fui convidado pelo Paulo Pinto e pelo Filipe Correia para participar no Desafio Total/Mazda, onde já fui duas vezes campeão e decidi regressar. Para esta época conto com o João Ratinho como meu navegador”.

 Antes deste regresso, João Rato esteve presente no Sealine Rally Qatar, uma prova da Taça do Mundo de Cross Country que se disputou entre os dias 18 e 24 de Abril.

  “Foi uma experiência que nunca vou esquecer. Eu nunca tinha feito uma prova de navegação e o objectivo à partida era acrescentar mais uma prova ao currículo. O deserto é assustador e impõe um enorme respeito. Foram cinco etapas muito exigentes e bastante desgastantes. Logo na primeira etapa prestámos (eu, o Pedro Velosa, o Miguel Caetano e o Tiago Martins) assistência ao grave acidente do Jurgen Damen e no segundo dia vi o Tiago Martins a sofrer as consequências da dureza deste tipo de provas. Depois desses dois episódios, só queria acabar cada etapa e chegar ao bivouac. Além do esforço físico, psicologicamente é muito duro e nunca me vou esquecer.”

 Como antevisão para a prova alentejana de Todo-o-Terreno, João Rato adiantou que “em Reguengos quero dar o meu melhor, é uma prova que gosto sempre muito de realizar e de onde tenho muito boas recordações. Quero vencer esta prova para começar da melhor forma a luta pelo título de Campeão do Desafio Total/Mazda”.

 A 27ª edição do Rali TT Vinhos Carmim 2015, competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, disputa-se nos dias 1 e 2 de Maio. Os pilotos disputam na sexta-feira uma dupla passagem pelo prólogo de cinco quilómetros e no sábado terão dois sectores selectivos de 150 quilómetros cada.