terça-feira, 6 de janeiro de 2015

RUBEN FARIA SOBE A TERCEIRO DA GERAL

Depois de ter sido décimo na linha de partida para a mais longa especial do Dakar 2015, com 518 quilómetros discutidos ao cronómetro entre Villa Carlos Paz e San Juan. Uma especial muito longa marcada por diversos tipos de terrenos entre a terra, pedra e areia e que mostrou a todos os participantes a dureza deste Dakar 2015. Uma especial marcada por uma primeira parte em montanha a exigir muito trabalho técnico aos pilotos, seguindo-se depois uma secção mais rápida e o dia a fechar com 40 infernais quilómetros de areia com saltos constantes ao melhor estilo pista de Supercross.

 Um dia de dureza extrema para todos os pilotos ultrapassado de forma heróica por Ruben Faria, que tinha aqui um primeiro grande teste à sua condição fisica. O piloto de Olhão cedo começou a ganhar posições depois de largar na décima posição e rapidamente se colocou no quinto posto, posição que segurou durante grande parte da jornada. Na secção final, na demolidora zona de areia que fechou a jornada, subiu mais duas posições para atingir o final da especial na terceira posição e ascender assim ao mesmo terceiro lugar da classificação geral da prova a pouco mais de 10 minutos do líder.

  ‘A fase final para mim foi a mais penosa. 40 quilómetros de areia muito duros sempre em constantes saltos que me obrigaram a baixar um pouco o ritmo. Mas senti-me bem durante todo o dia e depois do ataque na fase inicial mantive o meu ritmo e no fecho da especial tive que me preocupar não apenas com o fisico mas também com o pneu traseiro que estava em muito mau estado. Foi um dia longo que vai certamente deixar marcas em todos os pilotos e estou muito contente pela minha prestação e estado fisico. Para mim foi mais importante que ter subido a terceiro da geral pois estamos ainda no arranque da prova.’

 Amanhã realiza-se a terceira etapa deste Dakar 2015 com ligação a Chilecito desde San Juan e com uns mais reduzidos 220 quilómetros de especial que no entanto não podem ser encarados de forma leve. Vão surgir as pistas de terra vermelha e as passagens entre picos de montanha que podem causar dificuldade com a navegação. Um pequeno erro pode significar muito tempo perdido para voltar a encontrar o rumo certo.