quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

RUBEN FARIA COM SEXTO LUGAR SEGURO EM CALAMA

Muita pedra e um final em elevada altitude marcaram a etapa de hoje no Dakar 2015. Uma nona etapa que levou a caravana desde Iquique até Calama, ainda em território chileno, após 450 quilómetros de especial que mostraram que tudo está ainda por decidir neste Dakar. Depois do dia de ontem e no final de uma intensa noite de trabalho para os técnicos das equipas os pilotos das motos foram os primeiros na pista pois voltaram a contar com a companhia dos automóveis e dos camiões no mesmo percurso.

 Para Ruben Faria o principal objectivo neste dia 9 de Dakar 2015 foi segurar o sexto posto que ocupa na classificação geral, um objectivo conseguido mesmo se na fase final da especial perdeu algum tempo para os primeiros classificados fruto de um encerramento de dia a 3500 metros de altitude. Ruben fechou assim o dia na 12ª posição, mantendo o sexto posto da classificação geral.

‘Hoje senti um pouco de dificuldades na fase final especialmente devido à altitude e ao cansaço acumulado do dia de ontem. Hoje ressenti-me um pouco mais do esforço de ontem mas mantive a sexta posição. Estou pronto para uma fase final de Dakar que promete ser bastante dura pois amanhã enfrentamos a primeira parte de uma segunda etapa maratona e essa sim pode ser decisiva para o resultado final.’

 Ruben Faria promete assim defender a sexta posição até ao fecho deste Dakar 2015, no próximo Sábado em Buenos Aires, iniciando essa mesma defesa já amanhã no arranque da segunda etapa maratona da prova e que vai levar os pilotos desde Calama até Salta, já em solo argentino e que será marcada pelas elevadas altitudes a que será realizada, com destaque para a passagem no Paso de Acay a 4970 metros de altitude. O dia começará com uma longa ligação com 570 quilómetros, seguindo-se depois os 371 quilómetros de uma especial que será muito técnica na sua fase final.