domingo, 11 de janeiro de 2015

Carlos Sousa segura lugar entre os 10 primeiros no final da Etapa Maratona

Sem ter ainda conseguido resolver em definitivo os problemas de suspensão no ASX Racing que atormentam a equipa desde a chegada do rali ao Chile, a dupla portuguesa da Mitsubishi Brasil completou hoje a segunda parte da Etapa Maratona com o 10º melhor tempo do dia, mantendo o 9º lugar da classificação geral. Amanhã cumpre-se o dia de descanso em Iquique

 Com partida no famoso Salar de Uyuini – o maior deserto de sal do mundo –, a segunda parte da Etapa Maratona trouxe os concorrentes de volta a Iquique, no Chile, onde amanhã é cumprido o dia de descanso para as categorias auto e camiões.

 A despedida da Bolívia fez-se de acelerador a fundo, ao longo de 150 km em estrada lisa, a mais de 3.800 metros de altitude! Após um troço mais técnico, em pistas montanhosas, seguiu-se uma neutralização de 274 km (com velocidades controladas), para a passagem da caravana pela Reserva Natural do Tamarugal. Já perto da chegada e com o cronómetro novamente a funcionar, os concorrentes tiveram ainda de abordar 38 km de dunas e a vertiginosa descida para Iquique.

  “Foi um dia longo, mas relativamente tranquilo, já que não tivemos as surpresas da véspera, quando a chuva e a lama nos obrigaram a três paragens na pista para limpar o para-brisas do carro. Pelo contrário, hoje encontrámos muito calor no regresso ao Chile e o físico já se começa a ressentir após uma semana de corrida. Amanhã é finalmente o dia de descanso e a prioridade é tentar encontrar uma solução para os problemas de suspensão que nos tem atormentado desde há quatro dias… Sem esse problema, acredito que poderíamos estar a discutir um lutar entre os seis primeiros, que era o nosso grande objetivo e uma meta perfeitamente realista para o potencial que este carro já demonstrou”, resumiu o piloto português, que hoje rubricou o 10º melhor tempo na especial, mantendo o 9º posto da geral.

  “Temos cá uma equipa de técnicos só para trabalhar nas suspensões. Espero que nos facilitem a vida a para segunda metade do rali. Veremos o que será ainda possível fazer daqui para a frente, embora admita que já não será muito fácil evoluir em termos de classificação. Mas vamos dar o nosso melhor e esperar por qualquer surpresa até final”, prometeu Carlos Sousa, que continuará a ter em pista a preciosa ajuda dos colegas de equipa, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

CLASSIFICAÇÃO - ETAPA 8

1º Alrajhi/Gottschalk (Toyota), 3h26m49s
2º Terranova/Graue (MINI), +1m12s
3º Al-Attiyah/Baumel (MINI), +2m36s
4º De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota), + 2m49s
5º Holowczyc/Panseri (MINI), + 3m12s
(…)
10º SOUSA/FIUZA (Mitsubishi), + 11m17s
11º SPINELLI/HADDAD (Mitsubishi), + 12m52s

GERAL - APÓS ETAPA 8

1º Al-Attiyah/Baumel (MINI), 26h41m15s
2º De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota), + 8m27s
3º Alrajhi/Gottschalk (Toyota), +18m40s
4º Holowczyc/Panseri (MINI), + 54m38s
5º Ten Brinke/Colsoul (Toyota), + 1h22m52s
(...)
9º SOUSA/FIUZA (Mitsubishi) + 2h07m39s
15º SPINELLI/HADDAD (Mitsubishi), + 4h24m41s