1º título absoluto para o piloto de Leiria
Jornada histórica para a dupla Ricardo Porém e Manuel Porém, que venceram pela primeira vez a Baja 500 Portalegre, o piloto garantiu o seu primeiro título Nacional Absoluto, tendo esta sido também a sua primeira vitória numa prova da Taça FIA de Bajas.
Ricardo Porém garantiu é o novo Campeão Nacional de TT, tendo garantido este resultado numa temporada em que registou três vitórias e terminou todas as provas no pódio.
Ricardo Porém sagrou-se hoje Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2014, após garantir, pela primeira vez, a vitória na Baja 500 Portalegre, prova do campeonato nacional, mas pontuável também para a Taça FIA de Bajas. O piloto de Leiria, que alinhou na prova alentejana aos comandos de um Mini All4 Racing, venceu e convenceu numa jornada em que cumpriu, sem desvios, a estratégia que tinha delineado. Este foi o primeiro triunfo de Ricardo Porém/Manuel Porém numa prova internacional de TT, mas também resultou na conquista do título Nacional, numa temporada em que somou três vitórias dois segundos e um terceiro lugares.
O primeiro Sector Selectivo da etapa de hoje foi particularmente duro para a dupla Ricardo Porém/Manuel Porém. Uma saída de estrada logo ao quilómetro 36 do percurso fê-los perder cerca de seis minutos e várias posições na classificação e na ordem de estrada. Daí em diante a equipa não teve outra hipótese se não imprimir um ritmo forte e tentar diminuir o fosso que os separava dos concorrentes directos.
Esse esforço adicional compensou e ao cabo do sector inicial (200 kms) Ricardo Porém era já quarto da geral, a escassos 37 segundos do líder. Paralelamente passou a ser também o primeiro piloto na estrada, vantagem relevante para o terceiro e último sector da prova.
A segunda metade do dia foi menos atribulada e Ricardo Porém imprimiu o ritmo suficiente para ascender ao comando da prova, que garantiu ainda antes de CP1 (Km 60,4) e que não voltou a perder. No final da prova, o jovem piloto de Leiria confessava que este “foi um final absolutamente espectacular. Tudo isto resultado de um esforço grande que já vinha de trás e que se concretizou com a conquista do título. Estou muito feliz e dedico este triunfo a todos os que me acompanharam e que acreditaram que era possível sermos campeões. Sobre a prova propriamente dita, depois daquele percalço da manhã, nunca deixei de acreditar que era possível alcançar a vitória na prova e o objectivo de ser campeão nacional. É uma sensação única! Estou nas nuvens.”
Classificação Final – Baja Portalegre 500
1º Ricardo Porém / Manuel Porém (MINI All4 Racing), 5h25m37s
2º Nasser Al-Attiya / Mathieu Baumel (Ford), a 1m33s
3º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmim (Toyoya), a 1m40s
4º Miguel Barbosa / Mário Castro (Mitsubishi), a 3m32s.
5º Filipe Campos/Joana Sotto Mayor (Mini All4 Racing), a 6m14s
Classificação do CNTT 2014 - Pilotos
1º Ricardo Porém, 103 pontos
2º Miguel Barbosa, 103; (Desempate de acordo com artº 22. 2 das PGAK)*
3º Rómulo Branco, 74 (…)
sábado, 1 de novembro de 2014
Ricardo Porém vence em Portalegre e sagra-se Campeão Nacional
Publicado em sábado, novembro 01, 2014