Projeto BAMP encabeçado pelo piloto português associa-se à Sul-africana Red-Lined Motorsports, empresa fabricante da Nissan V8 de todo o terreno, para desenvolver um carro de alta competição para o Rali Dakar
A nova Nissan está de regresso à competição de todo o terreno no Rali Dakar com a Navara V8 de motor 5.024 cc. Trata-se de uma evolução do antigo modelo que conquistou vários sucessos para a marca nipónica no Dakar onde contou com alguns dos mais conceituados pilotos mundiais de TT. Este regresso é feito em parceria com o projeto BAMP, uma equipa que une pilotos, estrutura técnica bem como estudantes dos países lusófonos Brasil, Angola, Moçambique e Portugal (resumidos no acrónimo BAMP).
Terence Marsh, proprietário da Red-Lined Motorsports fala sobre a parceria: “O projeto BAMP é para nós uma ótima plataforma para apresentar o nosso carro de corrida Nissan na que é a maior prova de todo o terreno do mundo.” E explica: “A nova Nissan Navara apetrechada com o motor V8 foi desenhada para as especificidades do Rali Dakar, tendo sido desenvolvida e testada na África do Sul ao longo dos últimos dois anos. Agora com o know-how adicional do Ricardo Leal dos Santos e a sua equipa, estamos entusiasmados com a possibilidade de internacionalizar o carro”.
Ricardo Leal dos Santos acrescenta: “Já estávamos a desenvolver o projeto BAMP quando surgiu o convite de parceria com a Red-Lined Motorsports e este modelo da Nissan, que muito me entusiasmou. Aliando esta Nissan V8 com o nosso background de Dakar, temos em mãos um grande programa centrado no desenvolvimento mecânico do carro, que é uma das minhas paixões, mas que envolve muitas mais áreas de intervenção. É muito desafiante, com o pouco tempo antes do primeiro Dakar, mas simultaneamente é muito empolgante”.
A equipa internacional procede com o trabalho nas suas múltiplas vertentes para a estreia no Rali Dakar 2015. De uma vasta equipa e complexa logística, o camião exclusivo da equipa já está pronto e parte hoje rumo à Argentina, estando o processo de desenvolvimento do veículo a ser executado nos cinco países, com produção de peças em Lisboa e em São Paulo e os treinos finais agendados para Moçambique.