• Mário Patrão vs António Maio ; Beto Borrego vs Ricardo Carvalho
• Apenas nos UTV/Buggy o título já foi entregue
• Presidente da FMP também vai correr
A cidade de Portalegre começa, a partir da próxima 5ª feira, a receber as muitas dezenas de participantes para aquela que é a mais importante competição de todo-o-terreno da temporada, a mítica Baja 500 Portalegre. A sétima e derradeira jornada do campeonato promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal será decisiva para a coroação dos campeões nacionais nas disciplinas Moto e Quad, depois de em Góis ter já ficado resolvida a questão do título entre os UTV/Buggy, conquistado por Jorge Monteiro.
Na prova alentejana, onde não faltarão inúmeros motivos de interesse, as atenções estarão todavia centradas nos duelos que irão opor Mário Patrão a António Maio, nas motos e Beto Borrego a Ricardo Carvalho, nos Quad.
Duelo Patrão vs Maio nas duas rodas
Nas duas rodas vai ser reeditado o duelo Patrão vs Maio que, no ano passado, foi favorável ao piloto da Suzuki por um escasso segundo. Segundo esse que foi também decisivo para a conquista do título por parte do piloto beirão. Tal como em 2013, quem vencer é campeão. Com o piloto da Yamaha, António Maio a ter conseguido, depois de um início de temporada desastroso, o que parecia impossível ao levar a disputa do título para Portalegre, onde já venceu por cinco vezes, a dúvida está agora em saber em que condições irá participar Mário Patrão na prova alentejana, depois da queda complicada que sofreu em Góis.
Se a disputa título absoluto está ao rubro, também muito disputado vai ser o duelo que irá opor Luís Aguiar a Rodolfo Sampaio entre os Veteranos. Em caso de vitória cada um deles assegurará o título, mas Sampaio também pode ser campeão ser terminar em 2º à frente de Luís Aguiar, enquanto este será sempre campeão se Sampaio terminar abaixo do 2º lugar. Apesar de competir entre os Veteranos, Rodolfo Sampaio já assegurou o 3º lugar na Classe TT3, enquanto Luís Aguiar luta por idêntica posição na Classe TT1, onde terá como direto adversário David Megre, o campeão TT1 em 2012.
Depois do resultado histórico alcançado em Góis, com os seus três pilotos a subirem ao pódio final da corrida, a equipa Yamaha terá, para além do duelo pelo título absoluto, um outro foco de interesse na Baja 500. Depois de terem festejado em Góis a conquista dos títulos TT1 e TT3. Sebastian Buhler e Luís Teixeira terão, em Portalegre, um mano a mano pela conquista da 3ª posição no campeonato absoluto, para onde Buhler parte com 2 pontos de vantagem.
De referir ainda a presença na prova alentejana de João Vivas, o piloto de motocross que foi o mais rápido no prólogo da Baja 500 Portalegre em 2013, bem como do consagrado Ruben Faria, do piloto de Enduro Henrique Nogueira, de Pedro Afonso, que consegue ser sempre muito rápido em Portalegre e de Flávia Rola, que se estreia na prova alentejana e é a única senhora nas duas rodas.
Referência ainda para a participação do presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, a competir na Promoção Baja, aos comandos de uma AJP de fabrico nacional.
Beto Borrego à beira do título nos Quad
Depois da inesperada desistência de Beto Borrego em Góis e da vitória de Ricardo Carvalho na prova beirã, que levou a disputa do título para Portalegre, o duelo entre estes dois pilotos irá estar no centro das atenções da competição Quad.
Os dois pilotos Yamaha partem separados por seis pontos, com vantagem para o atual campeão, para quem, na conquista pelo título, é ainda suficiente ficar duas posições atrás de Ricardo “Antrax” Carvalho.
Outro foco de atenção está colocado na luta pelo 3º lugar absoluto do campeonato, pelo qual lutam o atual campeão Stock, Luís Engeitado, o jovem Bruno Ferreira, que se estreia em Portalegre depois de já este ano ter conquistado o título na Classe Promoção e António Moreira, o piloto que em Góis revalidou o seu título de Veteranos.
Entre os inscritos destaque ainda para André Carita, o vencedor da Baja 500 Portalegre 2013, André Mendes, o vice-campeão 2013, Rui Cascalho, Rafael Acúrcio e Fábio Ferreira, pilotos que andaram afastados das lides esta temporada.
Nos UTV/Buggy título já foi entregue a Jorge Monteiro, mas corrida promete
Na competição destinada aos UTV/Buggy, os candidatos à vitória são sempre muitos e o facto da disputa pelo título já estar decidida promete animar ainda mais a luta pela vitória na prova.
Com os Polaris 1000 a terem conquistado vitórias nas últimas quatro jornadas, uma boa dose de favoritismo é dada aos seus pilotos, onde surge em destaque os nomes de Jorge Monteiro, João Lopes, os irmãos Roberto e Teo Viñaras e ainda Vítor Santos.
Mas numa prova como a de Portalegre não é possível relegar para 2º plano pilotos como o campeão e vencedor da Baja em 2013, Nuno Tavares, João Dias, Carlos Miranda, José Denis, Avelino Luís, Tomás Vieira de Campos, entre vários outros, apenas porque apostam nos Polaris 900.
Na classe Buggy, cada vez com mais aspirações a um triunfo absoluto, Bruno Martins, que aos comandos de um Rage, já se sagrou campeão é a principal referência a par de António Ferreira, numa jornada onde se regista o regresso de Pedro Perino, Nuno Ferreira e Mário Ferreira, todos em Rage e ainda de João Carvalho, no Dazon preparado pela Prolama.
No rol das novidades, uma referencia muito especial para a presença do espanhol Isidre Esteve, bem como de Valter Martins, dois pilotos paraplégicos e ainda para o Team Angola que conta com o campeão João Lota e os já nossos bem conhecidos Rodrigo Morais e Marco Araújo. Um Team Angola que assegura uma presença transversal com pilotos em todas as modalidades.
Destaque ainda para a participação de três equipas femininas: a já campeã Rita Oliveira, Dorothee Ferreira e a sua filha Alexandra Ferreira.
A Baja 500 Portalegre inicia-se com as verificações documentais e técnicas que terão lugar na 5ª feira, dia 30 de Outubro. No dia seguinte terá lugar a primeira etapa, com a realização da super especial prólogo. No Sábado, primeiro dia de Novembro, os concorrentes irão enfrentar uma etapa com partida do Crato e chegada a Portalegre, composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.