Dupla vence todas as especiais desde o início do rali e segue na liderança; amanhã, sábado, é a final com chegada a La Serena
Invictos. Carlos Sousa e Paulo Fiuza, dupla portuguesa parte da Equipe Mitsubishi Petrobras, venceram todas as especiais do Atacama Rally e abriram mais de 8h de vantagem em relação ao segundo colocado na geral. Neste sábado eles enfrentarão a última prova, rumo a La Serena.
Na especial de hoje, parte final da maratona, com largada em Cifuncho, região de Taltal, e chegada a Copiapó, os competidores a bordo do ASX Racing cumpriram 272 quilômetros em 3h41min32seg. "Tivemos que dar uma volta grande por uma diferença na planilha mas como estávamos na frente não foi um problema", conta o navegador Paulo Fiuza, que irá para sua 9ª participação no Rally Dakar em janeiro de 2015. "Aproveitamos o tempo para parar e fazer alguns ajustes e experimentos na suspensão."
Além de um treino para o Dakar, o Atacama Rally foi uma competição de estreias. Carlos e Paulo fizeram sua primeira prova juntos. "Foi muito importante para compreendermos a equipe e ver como podemos evoluir. Duplas não se treinam, é uma questão de hábitos. Conforme os quilômetros vão passando, vamos melhorando", fala Carlos sobre seu mais novo navegador. "Encaramos até aqui verdadeiras etapas do Dakar que foram muito boas para os testes. No entanto, para ganhar corridas é preciso chegar ao fim."
Amanhã a Equipe parte de Copiapó rumo a quinta e última especial, com 250 quilômetros cronometrados. A cidade de La Serena receberá a cerimônia de premiação às 16h (horário local).
Guiga Spinelli e Youssef Haddad, após notarem uma variação de temperatura do motor na terceira especial, não largaram hoje. "Quando percebemos essa alteração achamos melhor parar, não seguir na etapa, que era maratona, e retornar a Copiapó, onde havia ficado nosso apoio. Aproveitamos o dia de hoje para que os engenheiros e mecânicos pudessem checar todas as possíveis razões dessa variação. Trabalhamos para que possamos largar amanhã e validar as modificações no ASX Racing", explica Guiga. "Nosso objetivo no Atacama Rally é justamente colocar os carros à prova e fazer todos os testes. Com certeza alcançamos nossa meta. É uma experiência muito útil para a equipe."
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Equipe Mitsubishi Petrobras, com Sousa e Fiuza, abre mais de 8h de vantagem no Atacama Rally
Publicado em sexta-feira, outubro 31, 2014