Baja TT de Idanha a Nova mais uma edição do seu troféu destinado a equipas participantes na classe Buggy e UTV.
Face á cada vez mais numerosa presença de máquinas altamente competitivas na categoria Buggy e UTV, os carros que há alguns anos atrás estiveram na origem do grande sucesso que a classe é hoje em dia viram-se naturalmente arredados dos lugares de destaque. Para lhes voltar a dar destaque foi criado o Troféu X-Adventure, que se torna assim numa oportunidade de poderem voltar a participar nas provas do campeonato nacional de todo o terreno, e ainda assim conseguirem bons resultados, com a vantagem de terem um custo de inscrição reduzido.
Este troféu está divido em duas classes: A classe Buggy X-Adventure e a classe UTV X-Adventure. A classe Buggy é destinada a veículos com caixa manual, com tração 4x2 ou 4x4 e que tem utilizar motor com caixa não integrada. As cilindradas máximas admitidas são de 1100cc para veículos com, e de 1300cc para veículos sem turbo. Quanto á classe UTV, ela é destinada a veículos com caixa automática de tração 4x2 ou 4x4 e cuja cilindrada máxima admitida é de 800cc.
O Troféu X-Adventure irá decorrer em paralelo com a Baja TT Idanha-a-Nova, pelo que os concorrentes terão que percorrer a totalidade da distância da prova.
As inscrições no Troféu têm um valor de 125 euros aos quais acrescem 50 euros para o custo do aluguer do GPS. Os participantes no troféu não pontuarão para o campeonato nacional. Caso desejem recolher pontos para o CNTT deverão inscrever-se na prova principal.
A X-Adventure será um dos parceiros da Escuderia de Castelo Branco, e marcará presença junto ao Santuário da Senhora do Almortão, local que é a base da prova este ano.
A Baja TT Idanha-a-Nova disputar-se-á nos próximos dias 12 e 13 de Setembro. O primeiro dia, sexta-feira, dia 12, será destinada às verificações técnicas e administrativas que irão ter lugar durante a manhã. Ainda neste dias, mas à tarde, os participantes terão que cumprir o prólogo de 7 km junto ao Santuário da Sra. do Almortão. No sábado, dia 13, os participantes terão pela frente duas especiais, uma primeira com 105 quilómetros e uma outra com 176, totalizando assim 281 quilómetros cronometrados.
A prova da Escuderia de Castelo Branco conta para o Campeonato Nacional de Todo o Terreno, para a Taça do Mundo de Bajas, para o Campeonato Europeu de Bajas e para o Troféu Fedima, pelo que o Troféu X-Adventure decorrerá em paralelo com todas estas competições.
Mais informações sobre o Troféu Fedima ou sobre a Baja TT Idanha-a-Nova, podem ser obtidas junto da X-Adventure, da organização da prova, ou visitando o site oficial em www.escuderiacastelobranco.pt