domingo, 24 de agosto de 2014

Sertões: prólogo abre oficialmente a 22ª edição

Carros da Equipe Mitsubishi Petrobras largarão amanhã para a primeira especial; Guiga/Youssef estão em 3º 

Começou oficialmente hoje o Rally dos Sertões, mais importante competição off-road brasileira. O prólogo, disputado em uma pista de terra de 10 quilômetros, definiu a ordem de largada de amanhã, quando será a primeira especial.

 Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, a bordo do ASX Racing, ficaram na terceira posição (com 6min13seg). "Foi uma estrada que deve ser parecida com o que encontraremos amanhã e nos próximos dias. Tivemos uma boa primeira impressão do carro neste tipo de especial e de piso", conta Guiga. "Pela primeira vez o Sertões optou por um prólogo diferente. Foi uma mini-especial, de 10km, com planilha e sem reconhecimento. Para nós, foi uma boa amostra de como nossos concorrentes estão andando, de como será o rali e para entendermos como devemos impor nosso ritmo", completa Yousseff. "Estou satisfeito e, percebendo que não aproveitamos tudo do carro, sabemos onde e quanto podemos forçar mais amanhã", conclui Guiga.

 Já João Franciosi/Rafael Capoani, com a L200 Triton SR número 360, tiveram um imprevisto: perderam o ponto de uma das curvas e capotaram. Como o carro parou em pé e não teve danos graves, a dupla imediatamente voltou a andar e terminou em 12º, com 7’05’’.

  "São fatos que acontecem em uma corrida. Nós estávamos andando no limite, num ritmo bem forte para brigar pelas melhores posições, mas infelizmente aconteceu. Foi um tombo leve para o carro, pois ele rolou. Assim, não tivemos nenhum dano estrutural", conta Capoani. "O importante é que temos um carro muito competitivo para o rali. A nossa missão é recuperar o tempo que perdemos hoje", fala Franciosi. "Continuamos motivados e com todo o gás", conclui o navegador.

 O Autódromo Internacional de Goiânia também recebeu a largada promocional. Todos os participantes passam pela rampa e são recepcionados pelo público. Amanhã as duplas partem de Goiânia rumo a Caldas Novas na primeira etapa do 22º Rally dos Sertões.

  Primeira etapa - Goiânia (GO) / Caldas Novas (GO)

O primeiro dia já começa com um grande desafio para a Equipe Mitsubishi Petrobras. As duplas enfrentam um trecho de 216 quilômetros. O início da especial será sinuoso, com mata-burros, lombas e depressões, seguindo por um trecho de estradas de fazendas mais rápido com travessias de riachos. A partir daí, a prova entra em locais travados com muitas descidas e subidas. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média e algumas trilhas em fazendas.

 Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 156 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 216 km