quinta-feira, 24 de julho de 2014

A um mês do Sertões, Equipe Mitsubishi Petrobras faz contagem regressiva

Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e João Franciosi/Rafael Capoani estão prontos para o maior desafio em solo nacional, que começa dia 23 de agosto

 A Equipe Mitsubishi Petrobras já conta os dias para o início do maior desafio off-road em solo brasileiro. No dia 23 de agosto começa o Rally dos Sertões com o prólogo e a largada promocional, em Goiânia (GO). A competição é a segunda maior do mundo, atrás apenas do Rally Dakar.

 Este ano, a Equipe terá dois carros: Guilherme Spinelli e Youssef Haddad correm a bordo do ASX Racing e João Franciosi e Rafael Capoani de uma L200 Triton RS. "É um prazer ter Franciosi e Capoani na equipe. Eles formam uma excelente dupla, com muito potencial. Com certeza temos um grande reforço com eles", fala o piloto Guiga, que é o maior vencedor do Sertões nos carros, com quatro títulos.

  "Fazer parte da Equipe Mitsubishi Petrobras é algo muito gratificante. Isso me dá uma motivação ainda maior para buscar melhores resultados e ir além", comemora Franciosi.

 O Sertões terá sete etapas, sendo uma em laço e uma maratona e passará por sete cidades: Goiânia (GO), Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Paracatu (MG), São Francisco (MG), Diamantina (MG) e Belo Horizonte (MG). "Será ótimo passar uma noite na cidade de Catalão, que é onde fica a fábrica da Mitsubishi, nosso berçário", brinca Spinelli.

 Assim como na edição passada, o trecho cronometrado será maior que os trechos de deslocamento. Ao todo, serão 2.679 quilômetros, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Belo Horizonte (MG), sendo 1.623 quilômetros de especiais, ou aproximadamente 60% do total. "Mas este ano teremos quase mil quilômetros a menos de especiais do que em 2013, então o ritmo do rali com certeza será mais forte", explica Guiga. "Esperamos também mais serras, estradas de terra e cascalho, com piso melhor. Assim, a média horária das especiais deve ser mais alta."

  "O Sertões 2014 não vai permitir que ninguém faça uma prova conservadora. É menor, com menos dias e menos quilometragem, então todos terão que começar já em um ritmo mais forte", complementa Youssef, navegador. "E não haverá tempo para recuperar prejuízos."

 Este ano, a maior etapa é também a maratona: a especial terá 413 km e acontece entre as cidades de São Francisco a Diamantina, ambas em Minas Gerais. Nesta etapa as equipes devem manter os veículos em pátio fechado desde o dia anterior e não podem receber auxílio externo. A dupla tem apenas meia hora antes da largada para ajustar o que for preciso com as peças que levam no carro.

"A maratona deve que ser considerada uma especial maior, com a soma do dia anterior e da etapa. Ou seja, é preciso se programar para um trecho bastante longo, sem manutenção da equipe", explica Youssef.

 A prova começa oficialmente com o prólogo no dia 23 de agosto em Goiânia (GO), onde serão definidas as posições de largadas, e no mesmo dia, à noite, haverá a largada promocional no recém-reformado autódromo internacional da cidade. Dia 24 as equipes largam para a primeira etapa.

 Pela primeira vez nos 22 anos do Rally dos Sertões Belo Horizonte receberá a chegada da competição. A Dunas Race, organizadora do evento, anunciou que a chegada será na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Lagoa da Pampulha e próxima à Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais cartões-postais da cidade.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, iCarros, Axalta e Protune.