sábado, 19 de abril de 2014

Resumo da 3ª Expedição ao Montado

- 3ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO COROADA DE SUCESSO 

- CULTURA, ECOLOGIA E MUITA ANIMAÇÃO AO LONGO DE TODO O DIA SURPREENDEM OS PARTICIPANTES 

- PERCURSO DESLUMBROU PELA BELEZA DAS PAISAGENS

 A “Expedição ao Montado” atraiu este ano a maior caravana de sempre, que percorreu 150 quilómetros no interior do concelho de Coruche, visitando vários locais onde a cultura, a ecologia, a gastronomia e os vinhos foram os pontos fortes do completo programa.

 O percurso desenhado na zona mais a sul de Coruche, visitou algumas das mais importantes machas de montado de sobro da região, particularmente belas este ano, pois a natureza foi bastante atenciosa fazendo florir um tapete multicolor de pequenas plantas selvagens, que cobriu o solo das florestas e rodeou as pequenas barragens existentes por estas paragens.

 Desde a primeira edição que a Expedição ao Montado tem seguido um rumo diferente da maioria dos passeios de todo o terreno realizados na região, procurando integrar o máximo de entidades possíveis num programa que pretende acima de tudo ser uma montra do Montado de Sobro e de todas as atividades que de alguma forma lhe estão ligadas, ao mesmo tempo que procura demonstrar que o todo o terreno de lazer é ser uma mais-valia.

 Após duas edições que serviram para demonstrar a validade do conceito, em 2014 a Expedição conseguiu reunir um leque bastante variado de parceiros, desde as autarquias, passando por várias associações culturais, pequenas empresas locais e nacionais, e até duas multinacionais. A todos estes parceiros se deve uma boa parte do sucesso da 3ª Expedição, pois foi grande o empenho que colocaram nos pontos à sua responsabilidade.

 A espetacular viagem pelas colinas e arneiros do maior produtor de cortiça a nível mundial teve início na Vila de Coruche. Os participantes foram recebidos no Pavilhão Gimnodesportivo e depois de uma curta apresentação feita no auditório do pavilhão fizeram-se á estrada percorrendo os primeiros quilómetros pelos caminhos agrícolas do Vale do Sorraia, até chegarem à Herdade das Gamas, onde foram recebidos junto da imponente casa senhorial.

 Aqui poderam tomar o pequeno-almoço no pátio desta casa com uma vista fabulosa sobre o rio e a lezíria. 

Para além dos proprietários do espaço, à espera dos participantes estava também o bando de belos falcões que maravilharam não só pela sua extraordinária beleza, mas por serem também muito dóceis e permitirem que as pessoas chegassem muito perto deles. Após o pequeno-almoço e uma explicação lógica sobre a falcoaria, a caravana dirigiu-se para um local no interior da propriedade para a visita ao apiário e a demonstração de voo dos falcões.

 No local estava já a apicultor com alguns equipamentos e com uma colmeia dentro de uma caixa de vidro que permitiu a todos verem como é que estes pequenos animais trabalham dentro das suas colónias. A uma distância segura estava o apiário, que todos puderam ver.

 Foram muitas as questões colocadas no local, que foram respondidas de forma muito clara e interessante. 

Para adoçar esta visita, os participantes tinham à sua disposição mel produzido no local para provarem. 

Após concluído este ponto do programa, encerrou-se a visita à Herdade das Gamas com um espetacular voo de um dos falcões, que impressionou todos os presentes.

 De regresso á estrada seguiu-se a viagem até Herdade da Torrinha continuando a viagem pelos campos do Sorraia antes de entrar pela definitivamente nas manchas de sobreiros da região.

 Na Torrinha os campinos trajados a rigor fizeram as honras da casa. O primeiro ponto do programa neste local foi a demonstração de cabrestos, que foi antecedida de uma breve explicação da razão de existir destes animais e quais as suas funções como animais de trabalho. De seguida, primeiro a cavalo e depois apeados, os campinos fizeram algumas passagens com os cabrestos, demonstrando grande habilidade na lide destes animais.

 Tal como os Touros poderão ser considerados o símbolo do Ribatejo, também o fandango pode ser considerada a música emblemática desta região, e por isso, depois terminada a exibição dos campinos foi a vez do Rancho Folclórico de Fajarda bailar um fandango para os participantes.

 Terminadas as atividades culturais na Torrinha seguia-se a gastronomia, com a prova de Vinhos da Quinta da Arriça e dos enchidos tradicionais da Mercearia Catita. Ambas as casas trouxeram até à Expedição produtos de extraordinária qualidade e que foram do agrado de todos.

 Neste local a “Expedição” encontrava-se no ponto mais a oeste da sua viagem, e pela frente estava agora um dos troços mais longos da viagem. Seriam mais de 40 quilómetros que levaram a caravana a passar por todos os tipos de paisagem da região: Florestas, núcleos habitacionais, e terrenos agrícolas.

 Este troço, à semelhança de todos os outros não ofereceu qualquer dificuldade na progressão, mas ainda assim acabou por ser um desafio no que concerne á navegação devido á sua extensão e inúmeras mudanças de direção.

 Durante estes quilómetros a caravana fez a primeira incursão do dia nas zonas mais remotas, viajando por estradas com um significativo prazer de condução, e aqui já com a presença do Sol, que só apareceu já a meio deste troço.

 Terminado este longo sector, a caravana estava agora em Santana do Mato, local onde com a colaboração da Junta de Freguesia foi servido um saboroso almoço tradicional e também um javali no Espeto. Esta refeição foi “regada” com os vinhos da Quinta da Arriça, enquanto as sobremesas ficaram a cargo da “Água na Boca” que ofereceu doces tradicionais.

 Como o almoço foi teve lugar no salão do Centro Social de Santana do Mato, aproveitaram-se ainda as condições do local para realizar uma pequena apresentação da peça de teatro “3ª idade – O Musical” que o grupo Conta Cenas tem apresentado um pouco por toda a região.

 Depois de uma boa refeição o regresso á estrada deve ser feito com alguma calma, por isso o troço a seguir ao almoço foi o mais curto de todos, com aproximadamente um quilómetro, levando a caravana para visitar os fornos de carvão do Sr. António Joaquim Neves. Neste local produz-se carvão de lenha, seguindo os métodos tradicionais mas empregando tecnologia moderna. Aos participantes foi mostrado e explicado como se prepara a lenha, como se faz o carvão e finalmente mostrou-se o produto final e o ensacamento rumo às nossas casas para fazermos os melhores grelhados.

 De seguida a caravana regressava á estrada, para voltar a embrenhar-se no motado. Este troço, o mais longo de todos, tinha duas alternativas offroad para os aventureiros, com passagens em pontos com lama. No entanto, para os outros estavam reservadas duas travessias a vau de pequenas ribeiras.

 A surpreendente bela paisagem deste troço acabou por motivar uma paragem para recolher fotos e descansar um pouco junto a uma barragem.

 Como os quilómetros já se acumulavam, alguns dos participantes aproveitaram ainda a oportunidade para beber as “Redbull” que tinham sido oferecidas pela manhã para recuperarem um pouco da energia.

 No final deste troço, a caravana chegava ao local da plantação de sobreiros. Esta atividade que está presente desde a primeira edição da expedição, assume particular importância, pois é a oportunidade perfeita para não só dar o contributo para anular a pegada ecológica do evento, como também serve para salientar a importância da preservação destas florestas para bem do futuro de todos nós. Este ano, presente na Expedição pela primeira vez esteve a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, que fez neste ponto uma pequena palestra salientando a importância do montado e dos sobreiros.

 Aqui neste local esteve presente também o Rancho Folclórico da Erra que fez uma apresentação de uma invulgar versão do fandango, dançado por mulheres em cima de uma caixa de madeira e com uma garrafa equilibrada na cabeça. Esta moda apenas se dança em Vila Nova da Erra, e requer extrema habilidade às dançarinas.

 Como o dia já ia longo, e o programa acumulava algum atraso, a organização decidiu a partir deste local suspender a navegação por roadbook e passar para o modo de caravana.

Assim, reuniu-se todo o grupo, que se dirigiu até Vila Nova da Erra. Esta povoação, a mais antiga da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra mantem ainda muitos traços de outrora, e assume-se como um dos pontos de visita obrigatórios do Concelho de Coruche. Assim, na “Erra”, a caravana visitou uma Taberna Antiga, onde se pode beber um “copinho de tinto”. Neste local, a Associação Cultural Conta Cenas fez uma pequena rábula muito divertida, recordando as relações marido e mulher de outros tempos. 

Com o sol já a esconder-se, os participantes percorreram a ultima ligação do dia, rumo ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça. Chegados ao local foram recebidos por uma representante do Município de Coruche, que fez uma pequena apresentação do concelho e salientou os elos de ligação de Coruche com o Montado.

 O programa terminou neste local, com um beberete de despedida aos participantes. 

Luís Pirralho, da X-Adventure: ”Não podíamos estar mais satisfeitos com a Expedição. Tivemos um acolhimento extraordinário por parte dos todos os parceiros que nos ajudaram a colocar no terreno um passeio único, como nenhum outro realizado até hoje nesta região. E foram as características deste passeio que cativaram todas as pessoas que aqui estão, que compõem um grupo bastante diverso, e que também eles fazem parte do sucesso desta iniciativa. Quero pois agradecer a todos quantos estiveram presentes e a todos os nossos parceiros em mais uma edição da “Expedição”. A nossa aventura continua já no próximo dia 1 de Maio, com a realização do 2º Passeio TT Ficor 2014, e por isso deixo já aqui o convite a todos quantos aqui estiveram, e aos que não puderam vir, para regressarem connosco ao interior das florestas de Coruche nesse dia.”

Helder Custodio, do Todoterreno.pt: “É muito bom poder chegar ao fim de mais uma edição da Expedição com a sensação de dever cumprido. Foram meses de muito trabalho desta pequena mas muito empenhada equipa, para que hoje tudo corresse o melhor possível. Tenho que salientar também o empenho de todos os nossos parceiros, pois todos eles deram o seu melhor e preocuparam-se em que nos pontos á sua responsabilidade tudo estivesse impecável. A melhor recompensa que tivemos foi no final do dia poder ver todas as pessoas que participaram satisfeitas com a qualidade do evento. Este era um dos nossos objetivos, que as pessoas se sentissem bem junto de nós, que participassem nas atividades e disfrutassem deste nosso concelho que tanto tem para dar. Também a todos eles quero agradecer sua participação e a confiança depositada nesta organização. Finalmente quero também deixar o convite para participarem nos eventos “Expedição ao Montado –Series” cujo primeiro deles se vai realizar a 1 de junho, e o segundo eventualmente depois do Verão. E porque não deixar já o convite para que na primavera de 2015 se juntem a nós na 4ª Expedição ao Montado.”

 FICHA DA EVENTO:

3ª Expedição ao Montado – Por Colinas e Arneiros.

Data do evento: 13 de Abril de 2014
Caravana: 37 viaturas – 105 participantes
Quilómetros percorridos – 150
Dificuldade: Baixa
Navegação: Road book.

A organização da 3ª Expedição ao Montado teve a extraordinária colaboração de um grande leque de parceiros, os quais foram pelas fundamentais no sucesso deste evento. Sem eles a “Expedição” não poderia ter sido realizada, e por isso aqui fica o justo agradecimento às seguintes entidades:

- Quinta da Arriça - Município de Coruche
- Museu Municipal de Coruche
- Observatório do Sobreiro e da Cortiça
- Freguesia de Santana do Mato
- União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra
- Herdade da Torrinha - Monte das Gamas
- "Água na Boca"
- Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra
- Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas
- António Joaquim Neves – Carvão Madeiras e Cortiça
- Red Bull
- Mercearia Catita
- Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes.
- Fedima Tyres
- Revista Offroad 4x4,
- 16Válvulas
- MaisTT

O site oficial da Expedição está acessível em www.todoterreno.pt/expedicao2014

A página oficial do evento no facebook está acessível em:
https://www.facebook.com/events/217731641746626/?fref=ts 2º PASSEIO TT FICOR 2014 –

EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES

Os campos e florestas de Coruche voltarão a receber um passeio de todo o terreno com características semelhantes à Expedição ao Montado já no próximo dia 1 de Junho.

 Integrado no programa oficial da FICOR – FEIRA INTERNACIONAL DA CORTIÇA, o 2ª Passeio TT Ficor 2014 irá dar a conhecer um pouco mais do concelho de Coruche.

 Este evento, integrado no calendário Expedição ao Montado Series, seguirá os mesmos princípios da “Expedição”, sendo um passeio TT de dificuldade baixa, que aposta num programa rico e dedicado às famílias.

 Uma vez que o passeio será realizado numa altura do ano em que é esperado o calor, a extensão do percurso será entre os 90 e os 120 quilómetros, dependendo das opções que a organização venha a tomar no que diz respeito a pontos de paragem.

 O programa base prevê a saída da Vila de Coruche, em direção a São José da Lamarosa, onde vamos tomar o pequeno-almoço. Depois a caravana rumará ao Vale do Sorraia, visitando uma propriedade produtora de cortiça, onde dependendo as condições poderemos assistir a uma tirada de cortiça.

 O Almoço será servido em Santana do Mato, um momento que terá algo de único, pois os participantes irão ter o seu almoço servido em loiça tradicional de barro, tendo cada um direito a uma panela, uma málaga e um copo. (tudo em barro) e que poderão levar para casa.

 Daqui, a caravana irá dirigir-se á Quinta da Arriça para uma visita e prova de vinhos.

 Depois da visita à adega, a Caravana irá rumar á Vila de Coruche, onde ter á lugar o último ponto do programa, que é a visita à FICOR.

 Este passeio será realizado no esquema de caravana, sendo dispensado por isso qualquer meio de navegação ou marcação do percurso. 

A organização permanece a cargo da X-Adventure e do Todoterreno.pt.

 Os parceiros que já integram este evento são:

 FICOR - Feira Internacional da Cortiça
Município de Coruche
Freguesia de Santana do Mato
Quinta da Arriça
Freguesia de São José da Lamarosa
As informações sobre este passeio poderão ser encontradas no site www.todoterreno.pt/expedicao dentro de alguns dias.