Teve lugar esta tarde nos terrenos da Herdadinha (Reguengos de Monsaraz) a dupla passagem pela Super Especial de cerca de cinco quilómetros que marcou o início das hostilidades na edição de 2014 do Desafio Total Mazda. Desta feita e num dia de sol e sob olhar atento de uma multidão de espectadores, o estreante no Desafio Pedro Dias da Silva, que levou o seu Mazda Proto ao 13º lugar após este primeiro dia de prova.
O piloto de Tomar, conseguiu fazer valer a sua experiência nos ralis, e imprimiu um andamento forte apesar de “ter feito poucos quilómetros com o Mazda Proto. Ainda estou a habituar-me ao carro, mas acho que fizemos um bom arranque, que, para já, nos vai valendo o melhor lugar entre os carros do Desafio. Todavia, amanhã ainda temos muito rali pela frente...”
Com quatro carros à partida, o arranque de mais uma edição do Desafio Total Mazda contou com a presença do “campeão” em título, Etelvino Carvalho, que alcançou a segunda melhor marca, a escassos nove segundos no líder. O piloto de Portalegre esclarecia no final que: “sentimos alguns problemas no eixo traseiro do Mazda Proto. Por outro lado, ainda não conseguiu habituar-me às notas (de ralis) do meu novo navegador, mas isso será resolvido com mais quilómetros.”
Um dos Mazda Proto sobre o qual recaíram muitas atenções foi o tripulado por Bruno Oliveira, 3º classificado esta tarde, e que sublinhou o facto de “ainda não estar totalmente habituado às alterações que foram feitas no carro, nomeadamente em termos de caixa de velocidades. Rodei com algumas cautelas no sentido de não correr riscos. A prova ainda agora está a começar e tenho de tentar fazer uma boa gestão de corrida para colher os melhores resultados.”
Carlos Pinto, que regressa este ano à competição levada a cabo pela Mazda e pela Total teve uma prova sem sobressaltos e onde o objectivo foi “cumprir o percurso e evitar problemas. Estamos sem “terra trip” e isso complica a vida ao meu navegador, Miguel Sanchez, que se está a estrear em competição. Acima de tudo, foi divertido e isso também é importante. Amanhã vamos tentar andar o melhor que conseguirmos!”
Para a etapa de amanhã o organizador reservou uma dupla passagem pelo percurso de aproximadamente 140 quilómetros, num dia de prova que tem arranque agendado para as 8h30. O final da prova está previsto para as 15h30.
Classificação Após a Super Especial:
1º Pedro Dias da Silva/Mário Castro (Auto Júlio), 10m21,1s
2º Etelvino Carvalho, Valter Cardoso (Elpídio e Horácio), 10m30,9s
3º Bruno Oliveira/Vânia Paím (Hydraplan), 10m35,0s
4º Carlos Pinto/Miguel Sanchez (Hydraplan), 10m43,4s