- 2 RANCHOS FOLCLÓRICOS E UM GRUPO DE TEATRO ANIMAM A “EXPEDIÇÃO”
- 4 MOMENTOS CULTURAIS FAZEM PARTE DO PROGRAMA DO EVENTO.
A Expedição ao Montado tem como base a estradas e caminhos que serpenteiam pelos montados de sobro e pinhal do concelho de Coruche, levando os participantes numa viagem muito agradável pelas colinas e arneiros da parte do Ribatejo.
Mas, para além de nos levarem numa espetacular viagem pelo espaço físico, estes caminhos irão servir também para ligar os vários momentos culturais da edição de 2014 da “Expedição”, que terão não só quantidade, como também muita qualidade.
O objetivo fixado pela organização e pelos seus parceiros é muito simples: Surpreender os participantes. E para o conseguir, contamos com o contributo de 3 grupos: O Rancho Folclórico da Fajarda, o Rancho Folclórico da Erra e a Associação Cultural de Coruche – Conta Cenas.
A eles juntam-se ainda as pessoas que irão estar presentes na Herdade da Torrinha para o Ajuntamento de Cabrestos e também no Monte das Gamas para a demonstração de Falcoaria.
Regressando aos grupos de folclore, no lugar das tradicionais atuações a que já todos estamos habituados, temos preparadas algumas representações de cenas da vida rural de há décadas atrás, onde para além das danças e cantares fazem também parte pequenos momentos teatrais.
Num plano diferente, mas igualmente divertido, estará o grupo Conta Cenas, que irá animar o nosso almoço em Santana do Mato com uma amostra adaptada da sua peça: 3ª Idade - O Musical. Mais tarde voltaremos a encontrar as “simpáticas senhoras” quando formos visitar a Taberna Típica para um momento particularmente interessante.
Resta agora que S. Pedro esteja do nosso lado e que nos traga o Sol, para que seja possível realizar todas estas atuações com o máximo de qualidade.
RANCHO FOLCLÓRICO DA FAJARDA:
Tal como no resto do Concelho de Coruche, os antigos Fajardenses, gostavam de dar largas à sua alegria tão intrinsecamente Ribatejana, dançando e cantando modas do seu folclore, chegando-se a formar grupos que atuavam durante as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, (Padroeira da Vila de Coruche), para logo a seguir se desfazerem.
Esta forma de cultivar as tradições esteve na origem do primeiro Grupo Folclórico da Fajarda, que surgiu em 1954, em colaboração com a Casa do Povo de Coruche. Este agrupamento permaneceu em atividade até onze anos depois.
Em 1979 alguns Fajardenses, amantes da sua terra, motivados pelo desejo de promover e valorizar as tradições locais, revolveram baús, ouviram pessoas idosas apoiaram-se nas pesquisas mais válidas de 1954 e constituíram um novo agrupamento Folclórico, que é o atual Rancho Folclórico da Fajarda.
É membro efetivo da FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS desde 1996 e está inscrito no I.N.A.T.E.L. Fundado em Associação Cultural em Junho de 1979, tendo por objetivo a promoção e valorização das tradições locais, o Rancho Folclórico da Fajarda - Coruche é um grupo que, a par de outras iniciativas, promove a divulgação do Folclore e Etnografia da sua região essencialmente caracterizada pela paisagem do Vale do Sorraia.
As suas músicas, danças, cantares e trajes, datam do início do século XX, até á década de 40. Os nossos trajes por si só, constituem um espólio Patrimonial de grande valor e ao mesmo tempo ajudam-nos a perceber a razão de ser da nossa identidade. É sempre com o maior orgulho que apresentamos o nosso Folclore, cheio de cor e de vida, próprio do VALE DO SORRAIA, REGIÃO DO RIBATEJO.
RANCHO FOLCÓRICO DE VILA NOVA DA ERRA
O Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra foi fundado em Março de 1979, com o objetivo de preservar e divulgar as tradições da pequena mas muito antiga Vila Nova da Erra, detentora de um património histórico material e imaterial bastante rico, pois foi sede de concelho, possuiu cadeia, hospital, câmara, duas igrejas matriz e até um convento.
Durante a sua primeira fase de existência o grupo percorreu todos os cantos e recantos de Portugal, atuando nos mais prestigiados festivais de folclore. No entanto, quis o destino que por dificuldades diversas o grupo se viria a extinguir no ano de 1999.
A ideia de reativar o rancho surgiu em Julho de 2008, quando um grupo de jovens realizou uma iniciativa para apresentar durante as centenárias festas da Erra. Porém, aquilo que não passava de uma brincadeira pontual teve resultados tão positivos que ninguém quis parar, dando-se assim o primeiro mas muito importante passo para a reativação do grupo. De seguida fez-se uma recolha cautelosa e detalhada dos trajes, que permitiu produzir autênticas réplicas do vestuário usado pelos nossos antepassados.
O processo continuou a andar com a reativação "formal" do grupo de adultos e com a criação de uma Escolinha de Folclore e de uma Escola de Musica. Hoje em dia, o rancho faz uma simbiose de conhecimentos compostos pela dança, recriação de vivências, canto e representação dos usos e costumes dum povo com muito por dizer, desde o abegão, o maioral, a aguadeira, as mondadeiras, as lavadeiras, os campinos, entre muitas outras personagens de outrora.
No que diz respeito a formalidades, o "Rancho da Erra", é sócio efetivo do INATEL e tem em curso o processo de avaliação da Federação do Folclore Português.
O Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra é assim um orgulhoso representante do povo da Erra - humilde e trabalhador, e da sua longa e rica história repleta de tradições cuja origem se perde no tempo.
A 3ª Expedição ao Montado é um passeio TT de dificuldade baixa, acessível a SUV 4x2 e 4x4, bem como aos tradicionais veículos 4x4. Podem também participar nesta 3ª Expedição motos de trail e grande trail e ainda buggies de lazer. No entanto, são excluídas as viaturas de competição.
A "Expedição" irá seguir um percurso de mais de 150 quilómetros desenhado na zona sul do concelho de Coruche. Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook que lhes irá indicar quais os caminhos a seguir, mas também pontos de perigo que requeiram mais atenção. Em alguns locais o Roadbook terá também alguma informação de interesse turístico-cultural. Não existirão quaisquer marcações com fitas ou sinais na pista, nem será divulgado antecipadamente o percurso.
A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt, contando com o apoio da Quinta da Arriça, do Município de Coruche, do Coruche Inspira, do Museu Municipal de Coruche, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, da Freguesia de Santana do Mato, da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, da Herdade da Torrinha, do Monte das Gamas, do "Água na Boca", do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, da Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas, de António Joaquim Neves – Carvão Madeiras e Cortiça, da Red Bull.
O "Media Oficial" da Expedição é o site www.todoterreno.pt, e os "Media Partner Oficiais" são a revista Offroad 4x4, e os sitios de internet 16Válvulas e MaisTT
quinta-feira, 6 de março de 2014
Muita Cultura e animação na Rota da 3ª Expedição ao Montado
Publicado em quinta-feira, março 06, 2014