quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

JORGE MONTEIRO VENCE A 2ª BUGGY RACE

• Caravana "Buggy" fez a festa em Coruche

• Mais de duas dezenas de participantes responderam á chamada do Moto Clube Sacho.

 No passado dia 2 de Fevereiro, o Concelho de Coruche voltou uma vez mais a viver um extraordinário dia de todo o terreno, desta vez dedicado apenas aos Buggies, com a realização da 2ª Buggy Race, o único evento realizado em Portugal exclusivamente para Buggies e UTV's.

 Apesar do local do evento ser o mesmo de 2013, a organização optou por modificar uma parte do traçado devido às condições do piso não serem as melhores. As chuvas dos últimos dias ensoparam literalmente o terreno, e assim os concorrentes utilizaram uma zona já conhecida do "Shakedown". A pista passou assim a contar com uma zona muito rápida, que introduziu um elemento diferente no traçado, pois apesar de parecer fácil é bastante exigente devido às velocidades elevadas é às curvas traiçoeiras.

 A 2ª Buggy Race começou com um curto período de pista aberta que serviu essencialmente para os pilotos se ambientarem às condições do terreno e ficarem a conhecer o circuito. Após este espaço de tempo, todos os pilotos realizaram uma volta a contar o tempo que serviu para ordenar a grelha de partida. O mais rápido nesta fase foi António Ferreira em Rage, seguido de Bernardo Mendes depois por Vítor Santos a completar o lugar mais baixo do pódio.

 Para a prova a organização preparou um esquema de 2 mangas, que inicialmente estava previsto terem durado 1 hora e meia cada, mas acabaram por durar apenas 1. António Ferreira apesar de ter saído em primeiro abandonou esta manga à sexta volta, enquanto Bernardo Mendes ficou logo pela terceira. Assim, com estes dois adversários fora do seu caminho, Vítor Santos assumiu a liderança e venceu a primeira manga com a magra vantagem de 5 segundos sobre Jorge Monteiro, que arrancou em quarto. O terceiro foi Sergio Silva.

 Após os primeiros 60 minutos de prova os participantes tiveram hora e meia para recuperar e atestar as suas máquinas para a manga seguinte. E enquanto as equipas buggy se preparavam para a fase seguinte, o público e convidados assistiu às várias passagens do espetacular Proto Vangest de Carlos Oliveira, que esteve presente em Coruche e deu várias voltas ao circuito com os convidados presentes, incluindo o Sr. Presidente da Camara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira.

 A segunda manga começou com a caravana um pouco mais curta, pois alguns dos 21 pilotos que arrancaram para a primeira não conseguiram recuperar as suas máquinas. Vítor Santos foi quase sempre o líder desta manga, embora sempre seguido de muito perto por Jorge Monteiro, com este ultimo a conseguir em algumas ocasiões ser mesmo mais rápido. A batalha entre estes dois terminou já na última volta, mas não na bandeira de xadrez.

Na verdade foi a correia do Polaris de Vítor Santos que pôs um ponto final á contenda quando se partiu e deixou o piloto parado na pista. Assim, Jorge Monteiro assumiu a liderança e bastou-lhe percorrer apenas uma curta distância para vencer esta segunda manga. O segundo classificado foi Sergio Silva, que melhorou assim em um lugar o resultado obtido na primeira manga. O terceiro classificado foi João Fidalgo que anteriormente tinha ficado pelo caminho, mas que desta vez conseguiu um lugar no top3.

 Na classificação geral final da 2ª Buggy Race, a vitória acaba por ficar para Jorge Monteiro, o segundo lugar fica para Sérgio Silva, enquanto o azarado Vítor Santos que viu fugir a vitória no final do evento se teve que contentar com o terceiro posto. No final do evento Luís Pirralho do Moto Clube Sacho era um homem bastante satisfeito:

"Em 2013 decidimos realizar um evento dedicado apenas a Buggies e UTV's que servisse de abertura da temporada. Sabíamos desde o início que era uma aposta arriscada, mas a adesão em massa dos participantes fez da 1ª Buggy Race um sucesso, mesmo apesar de ser ter realizado debaixo de condições climatéricas muito adversas” disse-nos o organizador depois do evento.

 “Em 2014 tentámos antecipar possíveis problemas e fizemos as modificações necessárias na pista para mesmo que chovesse muito a esta aguentasse até ao final. Outra modificação que fizemos foi dividir o tempo de duração do evento em duas mangas. Assim os pilotos acabaram por poder rodar mais tempo, pois apesar de alguns terem parado durante a primeira manga, quase todos voltaram a arrancar para a segunda. O resultado da nossa aposta está à vista, com mais uma excelente lista de participantes, onde figuram uma grande parte dos habituais dos CNTT e também alguns estreantes, como é o caso dos pilotos Franceses que vieram até nós neste fim-de-semana. A lista de pilotos participantes só não foi maior porque alguns deles ainda não têm as suas máquinas preparadas para a época de 2014. No entanto vários destes pilotos estiveram em Coruche a assistir ao evento, contribuindo assim para uma maior assistência. A Buggy Race afirmou-se como o grande evento de Buggies e UTV's da pré-época, e é com muito orgulho no trabalho feito e muita esperança no futuro que vamos começar já a pensar na próxima edição no início de 2015.

 Não queria deixar passar a oportunidade de agradecer a todas as pessoas e entidades que nos ajudaram a colocar no terreno este evento. Queria deixar um agradecimento muito especial á X-Adventure pelo apoio que nos deu na organização da Buggy Race, e agradecer também o apoio incondicional do Todoterreno.pt, do Municipio de Coruche, da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, da Fedima Tyres e da Red Bull. A todos eles e também a todos os pilotos e ao público muito obrigado" concluiu.