segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

3ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO VISITA UM DOS EX-LIBRIS DO VALE DO SORRAIA

- Monte das Gamas faz parte da rota da “Expedição” 

- O rico programa turístico começa em grande numa das mais belas herdades da região.

 No próximo dia 13 Abril, e depois de cumpridas as formalidades da 3ª Expedição ao Montado, a caravana que dará início á sua aventura partindo da Vila de Coruche, irá durante os momentos iniciais da viagem seguir o curso do Rio Sorraia percorrendo as estradas dos férteis campos do Vale do Sorraia em direção a oeste.

 Nesta fase inicial irá chegar ao primeiro ponto de paragem do dia: O Monte das Gamas - situado próximo da povoação de Fajarda, será nesta propriedade com uma lindíssima casa senhorial e uma vista magnífica sobre o rio e os seus campos, que os participantes da "Expedição" irão tomar o pequeno-almoço.

 Depois, nas proximidades do monte terá lugar a demonstração de falcoaria, em que teremos a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor esta "arte de caçar" cuja origem se perde nos tempos. Desde sempre que a falcoaria exerce um fascínio especial sobre muita gente, eventualmente pela beleza das aves utilizadas, ou talvez pela relação muitas vezes existente entre o domador e os seus animais. Neste dia iremos poder ficar a saber não só como se criam as águias e falcões e como se caça com eles, mas poderemos também poder assistir a alguns voos, que decerto serão uma fantástica oportunidade de ver e fotografar de perto estas aves em voo livre.

 O programa nesta herdade só ficará concluído com a visita ao apiário. Com as devidas cautelas, iremos poder ver como se trabalha com as abelhas e perceber qual a importância que estes pequenos insetos têm na vida do montado e dos seres humanos.

 Tanto os falcões e as suas presas, como as abelhas são elementos integrantes do montado, e a sua importância vai muito além daquilo que parece á primeira vista, pois servem inclusivamente como importantes indicadores do estado de conservação dos nossos campos e florestas.

  Herdade das Gamas e Fetal

 A origem do Monte das Gamas perde-se na memória do Tempo. Como espaço físico, foi o assento de lavoura de um outrora muito vasto conjunto de propriedades rurais, situadas nas províncias do Ribatejo e do Alentejo.

 Inserido na Herdade das Gamas e Fetal, o Monte das Gamas tem sido considerado um ex libris do Vale do Sorraia e do concelho de Coruche, no distrito de Santarém. Este local já figura, pelo menos, em cartas geográficas do séc. XVIII existentes no Palácio Real de Mafra.

 Sabe-se que a herdade foi adquirida pelo Conde de Moçâmedes ao Conde da Ponte (Saldanha da Gama) em meados do séc. XIX e arrendada, nos finais desse século, a António Feliciano Corrêa Branco, avô materno de D. Maria Celestina Branco Teixeira. Esta Senhora, nascida em Muge, na Casa Cadaval onde seu pai trabalhava, viria mais tarde a casar com António Alves de Meira, abastado lavrador e comerciante, a quem a referida “propriedade, seus gados e demais pertenças” foram legados por testamento de João de Souza Falcão, à data seu proprietário, ilustre alpiarcense contemporâneo de José Relvas e com quem ambos privavam.

 Viúva em 1938 e sem filhos, passou esta Senhora a administrar os seus bens, assessorada mais tarde pelo seu afilhado António Maria Joaquim, sua esposa e seus filhos, sendo estes os atuais herdeiros e proprietários deste Monte das Gamas.

  Monte das Gamas - Entre a floresta e o rio.

 Em pleno Ribatejo e com uma vista soberba sobre o vale do Sorraia, o Monte das Gamas alia as tradições agrícolas a momentos de lazer excecionais, desfrutando-se de paisagens naturais encantadoras e multifacetadas ao longo das estações do ano. Nele poderão realizar-se os mais variados eventos, em instalações e nos terrenos de que a herdade dispõe.

 O Monte das Gamas é uma quinta agrícola com cerca de 400 hectares em pleno funcionamento. A sua principal atividade centra-se no cultivo de cereais e na exploração florestal, mas dedica também especial atenção ao turismo, sob diversas vertentes.

 Esta especificidade permite-nos a flexibilidade de oferecer a quem nos visita desde a possibilidade de assistir e participar desde algumas atividades rurais, até programas cinegéticos, birdwatching, passeios a pé, em bicicleta ou a cavalo.

Nas albufeiras particulares, no pego das Gamas ou no rio Sorraia pode ainda pescar ou passear de barco... Ou simplesmente pernoitar e descansar alguns dias, usufruindo da experiência única de recuar no tempo alguns anos, vivendo a simplicidade confortável da Casa dos Avôs, da Casa do Maioral, da Casa do Guarda….

 Com espaços para reuniões e refeições, o Monte das Gamas pode ainda ser uma alternativa diferente para empresas que valorizem a originalidade e a beleza natural.

  Coudelaria Teixeira de Meira - O regresso da tradição

 Ultrapassado um período crítico, em que se viram despojados dos terrenos agrícolas, no início dos anos noventa os atuais proprietários da Herdade das Gamas e Fetal adquirem um grupo de éguas, com origens semelhantes às ancestrais existentes na herdade, ao Sr. António José da Veiga Teixeira, sobrinho de Maria Celestina Teixeira de Meira. Este obtivera-as de seu pai, com quem sua irmã permutaria reprodutores em algumas ocasiões conforme se pode ler em registos da época. Desde então, obtêm um grupo de éguas e garanhões de novo com o seu ferro e em cujas genealogias se encontram diversos equinos premiados das mais famosas coudelarias portuguesas: Andrade, Ervideira, Palha Blanco, Assunção Coimbra, Veiga, CN, etc.. Relançam, assim, uma nova fase desta Coudelaria, a que dão então o nome “Teixeira de Meira” em homenagem a quem os acarinhou, tendo sempre como base uma rigorosa seleção de reprodutores com as qualidades que são apanágio do Puro-sangue Lusitano.

  Caçar na Herdade das Gamas

 A Zona de Caça Turística da Herdade das Gamas e Fétal, situa-se na região do Ribatejo, concelho de Coruche, estende-se desde a povoação de Fajarda até próximo da povoação de Biscainho e engloba pouco mais de 400 ha, repartidos por montado, pinhal, terrenos de arrozal e de outras culturas de regadio. Aqui vivem coelhos em grande abundância, mas também lebres, perdizes, faisões, codornizes, patos, narcejas, tordos, pombos, rolas, javalis, gamos e um sem fim de outras espécies que poderá caçar ou, simplesmente, fotografar. A Caça aqui exercida pauta-se por ser aquela que mais respeita a Natureza e se aproxima da ancestral; falcoaria, caça com arco, jornadas de caça controlada com espingarda a diversas espécies migratórias e sedentárias, esperas em palanques aos javalis, treino de cães de caça, são algumas das opções que aqui pode praticar. Mas espere sentir dificuldades na captura pois aqui optamos por não introduzir caça, as peças são totalmente bravias, nascidas e criadas no terreno.

  A viagem de dia 13 de Abril promete ser inesquecível

 Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais a 3ª Expedição ao Montado irá parar nesta propriedade, depois de já por duas edições ter passado pelos seus terrenos. Será um excelente início do programa da Expedição, que terá ainda muitos e espetaculares motivos de interesse durante a longa viagem pelas colinas e arneiros da charneca.

A 3ª Expedição ao Montado é um passeio TT de dificuldade baixa, acessível a SUV 4x2 e 4x4, bem como aos tradicionais veículos 4x4. Podem também participar nesta 3ª Expedição motos de trail e grande trail e ainda buggies de lazer. No entanto, são excluídas as viaturas de competição.

 A "Expedição" irá seguir um percurso de mais de 150 quilómetros desenhado na zona sul do concelho de Coruche. Os participantes irão levar a bordo das suas viaturas um roadbook que lhes irá indicar quais os caminhos a seguir, mas também pontos de perigo que requeiram mais atenção. Em alguns locais o Roadbook terá também alguma informação de interesse turístico-cultural. Não existirão quaisquer marcações com fitas ou sinais na pista, nem será divulgado antecipadamente o percurso. A Expedição ao Montado é um evento organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt, contando com o apoio do Monte das Gamas, do Município de Coruche, do Coruche Inspira, do Museu Municipal de Coruche, do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, da Freguesia de Santana do Mato, da Herdade da Torrinha, da Quinta da Arriça, do "Água na Boca", da Fedima Tyres, da Associação Cultural de Coruche Conta-Cenas, do Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra.

 O "Media Oficial" da Expedição é o site www.todoterreno.pt, e os "Media Partner Oficiais" são a revista Offroad 4x4, e os sitios de internet 16Válvulas e MaisTT

 O site oficial da Expedição está acessível em http://www.todoterreno.pt/expedicao2014

 Visite a página do evento no facebook :https://www.facebook.com/events/217731641746626/?fref=ts