Ruben Faria conseguiu hoje na segunda etapa do Dakar 2014 a quarta posição na jornada, subindo assim ao sexto posto da classificação geral da prova após os dois primeiros dias. Com 357 quilómetros de especial cronometrada no dia em que a caravana ligou San Luis a San Rafael a caravana do Dakar encontrou não apenas pistas bastantes rápidas na fase inicial do dia mas igualmente as primeiras dunas nesta edição do Dakar, mais concretamente as ‘dunas cinzentas’ de Nihuil já na segunda metade da especial.
‘Foi um dia com muitas alterações em termos de piso. Começámos em velocidade elevada, encontrámos depois zonas de pedra e traçado mais sinuoso e cumprimos também os primeiros quilómetros em areia, na passagem pelas bonitas dunas cinzentas. Já sabía que sería um dia onde era importante assumir de alguma forma uma posição estratégica e depois de atacar na fase inicial enfrentei de forma mais confortável a zona de areia onde consegui ganhar igualmente terreno a alguns adversários.’
Ruben Faria acabou assim por ser o melhor dos pilotos portugueses nesta segunda etapa, recuperando ao mesmo tempo seis posições na classificação geral, estando agora no sexto posto.
‘Foi um dia positivo nesse capítulo e coloca-me numa boa posição de saída para o dia de amanhã onde voltamos a encontrar uma especial longa, com quase 400 quilómetros e onde vamos subir a mais de 4000 mil metros de altitude. Será também a primeira metade de uma etapa maratona e por isso será importante gerir o desgaste da moto.’
A caravana ligará assim amanhã San Rafael a San Juan, junto ao vulcão do Aconcagua e ainda em solo argentino. Pista de alta montanha estão assim na agenda deste terceiro dia de competição, com uma passagem aos 4300 metros de altitude a marcar esta etapa. Após dois dias competição Ruben Faria está perto dos lugares de pódio e a jornada de amanhã poderá mesmo colocar o piloto de Olhão no pódio da especial.
