segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mário Patrão está no “Top 30”

Piloto de Seia é o único piloto português privado em prova

Mário Patrão ocupa o 30.º lugar da classificação geral do Rali Dakar 2014, depois de na segunda etapa, disputada esta segunda-feira, ter sido o 34.º mais rápido na “especial” cronometrada de 359 quilómetros de extensão.

O piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola, único português em estatuto de privado na edição de 2014 da mítica prova de Todo-o-Terreno mundial, sentiu algumas dificuldades num dia marcado pela primeira travessia de dunas, à chegada a San Rafael, na Argentina.

“O Dakar está a começar verdadeiramente, hoje tivemos uma especial muito mais longa que a de ontem, bem difícil, a culminar com uma travessia de dunas. Comecei bem mas acabei por perder algum tempo depois de deixar “calar” o motor da minha mota, ainda assim cheguei ao final em luta pelos trinta primeiros classificados”, comentou o senense.

Num ano em que participam mais motos Suzuki em prova, recordando que Mário Patrão foi o pioneiro da ocasião na sua estreia em 2013, o português lidera a classificação das máquinas amarelas.

“Amanhã arrancamos em altitude”

A terceira etapa do Rali Dakar 2014 será marcada pelo ingresso da caravana em percursos montanhosos. Mário Patrão partirá cedo a cerca de 4300 metros de altitude, rumo a San Juan, para uma “especial” que terá 373 quilómetros cronometrados e um final sem assistência.

“Começam a surgir as primeiras dificuldades, amanhã arrancamos em altitude e vai ser a primeira etapa ‘maratona’, sem assistência, onde espero poupar a minha Suzuki e continuar a fazer um bom trabalho até chegar ao Chile. Temos muita corrida pela frente”, afirmou Patrão.

A terceira etapa soma ainda mais 292 quilómetros de ligações.