A piloto Elisabete Jacinto terminou, hoje, mais uma notável participação na 6ª edição do Africa Eco Race ao averbar o sétimo lugar da tabela conjunta auto/camião. A equipa OLEOBAN®/MAN Portugal assegurou ainda o terceiro lugar do pódio na categoria camião, daquela que é a maior maratona africana de todo-o-terreno da atualidade.
No total de 41h30m39s gastos a cumprir os 2297 quilómetros que compuseram as 10 especiais da prova, Elisabete Jacinto ficou a apenas 13 minutos do segundo lugar da classe camião, alcançado pelo húngaro Miklos Kovacs no último dia do rali. O vencedor da competição destinada aos T4 foi o checo Tomas Tomecek, que triunfa pela terceira vez.
Na etapa de hoje, a formação composta por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho gastou 3h02m12s a percorrer o setor seletivo de 202 quilómetros que compunha a décima etapa do rali, terminando no terceiro posto entre os camiões.
Elisabete Jacinto reconheceu que este Africa Race foi bastante difícil, particularmente devido aos problemas mecânicos que afetaram a equipa: “hoje fizemos uma etapa cheia de curvas e contra curvas. As pistas eram sinuosas, cheias de obstáculos e exigiam muito ao nível da condução. Ainda assim, sempre que foi possível imprimimos a velocidade máxima. Já na parte final da especial tivemos mais um cordão de dunas para ultrapassar. Nessa altura, ouvimos um barulho no camião que se começou a adensar e, por consequência, tivemos que fazer os últimos quilómetros apenas com tração a duas rodas, o que nos obrigou a reduzir consideravelmente o nosso andamento”, referiu a piloto portuguesa.
Apesar destas dificuldades, Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita com os resultados obtidos: “embora tenham surgidos vários problemas, faço um balanço muito positivo deste rali. Ficámos num bom lugar à geral e o trabalho que desenvolvemos em equipa foi, uma vez mais, extraordinário. O José Marques foi um navegador exímio e a equipa de mecânicos, o Marco Cochinho e o Hélder Anjos, foram incansáveis”, comentou Elisabete Jacinto. Realiza-se amanhã a mítica etapa nas margens do Lac Rose, em Dakar. São 24 quilómetros cumpridos ao cronómetro que ditam o final da 6ª edição do Sonangol Africa Eco Race. Esta é a especial mais aguardada de todo o rali e que consagra todos os participantes que chegam ao fim desta grande maratona africana.