Ruben Faria apresentou hoje em Lisboa a sua participação no Dakar 2014. Após quatro anos de ligação com Cyril Després o piloto de Olhão enfrenta no início de Janeiro a sua primeira participação como piloto prioritário no seio da equipa KTM e o objectivo principal é acima de tudo honrar a confiança depositada pelo construtor austríaco, vencedor da prova nos últimos 12 anos.
‘É uma honra e uma grande oportunidade poder assumir o lugar de piloto prioritário no seio da equipa que mais vitórias conquistou no Dakar. Nos últimos 12 anos foi sempre a KTM a vencer e depois de quatro anos onde trabalhei para ajudar o Cyril a vencer por três e terminar outra em segundo, chegou a minha hora. No passado ano fui segundo e quero honrar essa prestação.’
Palavras de Ruben Faria no final da apresentação realizada hoje ao final da tarde em Lisboa, no concessionário da marca, Batquipa. Perante jornalistas e alguns amigos aos quais a chuva não incomodou o piloto algarvio não escondeu que as responsabilidades agora são maiores, mas está preparado para as assumir.
‘Agora vou gerir a minha própria corrida sem depender do resultado ou estratégia de outro piloto. Aprendi muito com o Cyril nesse capítulo e espero agora poder usufruir de toda a experiência que ganhei neste últimos quatro anos. No ano passado fui segundo e naturalmente que gostava de vencer, mas o Dakar é uma prova muito longa e exigente e são muitas as variáveis que por vezes não controlamos.’
Ruben Faria foi ao longo do ano de 2013 um dos responsáveis pelo desenvolvimento da mais recente evolução da KTM 450 Rallye e mostra-se igualmente bastante confiante com a renovada moto da casa austríaca.
‘A KTM venceu nos últimos doze anos e a nova moto é de alguma forma mais uma evolução da anterior. Pessoalmente sinto-me mais à vontade com esta moto, mas adequada a um piloto com a minha estatura e peso que a versão anterior. Esta nova Rallye é mais estreia, mais leve e mais fácil de colocar na trajectória que a moto anterior, por isso sinto-me mais à vontade com a mesma. No motor conta agora com sistema de injecção de combustível ao contrário da versão de 2013 e isso pode ser benéfico nas etapas a maior altitude como na Bolivia. Uma grande moto preparada para alcançar a 13ª vitória consecutiva.’
Para Ruben Faria o percurso deste Dakar 2014, que arranca no próximo dia 5 de Janeiro em Rosário na Argentina, será o grande adversário de todos os pilotos, especialmente em território da Bolivia, que pela primeira vez recebe a prova.
‘É a grande novidade da prova e apenas as motos e os quads vão percorrer os percursos aí desenhados – os automóveis e os camiões não visitam a Bolivia – e teremos nessa passagem uma etapa maratona onde não teremos assistência exterior, pelo que teremos que ter especial atenção nessa fase da prova porque vamos competir a cerca de 4000 metros de altitude e vamos encontrar novos pisos.’
Com uma lesão no pulso sofrida aquando do Rallye dos Sertões na primeira metade da época que condicionou toda a preparação para este Dakar, Ruben não esconde no entanto a confiança quanto à sua participação, fruto do intenso de trabalho de recuperação que efectuou especialmente depois do abandono no Rallye de Marrocos.
‘Quando regressei à competição em Marrocos percebi que não estava totalmente recuperado. A melhor opção foi abandonar logo no terceiro dia para pensar na recuperação. Desde então tenho trabalhado de forma intensa com um médico francês especialista em mãos, porque aquando da queda no Brasil foi-me diagnosticada uma fractura no rádio, sendo mais tarde detectadas duas roturas de ligamentos. Os ossos estão recuperados e os ligamentos melhoraram bastante com a ajuda do médico francês. Fisicamente estou bem e por isso confiante para esta participação na prova. Vou delinear a minha estratégia dia-a-dia e gerir o meu esforço de acordo com as necessidades e as dificuldades que forem surgindo.’
Ruben Faria parte para a Argentina logo após o Natal, onde se juntará à sua equipa para os últimos preparativos e derradeiro teste com a moto de competição antes do arranque da prova no dia 5 de Janeiro em Rosário. O Dakar 2014 terminará no dia 18 em território chileno após cerca de 9000 quilómetros de competição que irá percorrer as pistas da Argentina, Bolivia e Chile. Em 2013 o piloto algarvio foi segundo classificado na prova, o melhor resultado de sempre de um piloto português na mais importante maratona todo-o-terreno a nível mundial