sábado, 7 de dezembro de 2013

Fedima vence em Portugal e na Grécia

• A BP ULTIMATE VODAFONE TEAM CONQUISTA PELA TERCEIRA VEZ, O 1º LUGAR NAS 24 HORAS TT VILA DE FRONTEIRA, EQUIPADO COM FEDIMA F/POWER. 

• BRUNO MARTINS ESTREIA-SE A VENCER EM FRONTEIRA NA CLASSE BUGGY, EQUIPADO COM FEDIMA EXTREME. 

• NAS 24HTT DA GRÉCIA, A HOT EXTREME TEAM LEVA O MERCEDES G, EQUIPADO COM FEDIMA F/POWER, ATÉ AO 1º LUGAR.

 Disputaram-se no passado fim-de-semana duas das mais importantes competições de resistência auto e buggy em todo o terreno realizado na Europa: As 24 Horas Rally Raid da Grécia, e em Portugal as 24 Horas TT Vila de Fronteira.

  24 HORAS TT VILA DE FRONTEIRA 2013

 A prova organizada pelo ACP em Fronteira registou uma verdadeira enchente, quebrando recordes de participação devido às 94 equipas de automóveis presentes, às quais se juntaram ainda mais 25 equipas da prova de Buggies. Ao todo, somaram-se mais de 400 pilotos, que animaram e muito a 16ª edição daquela que é considerada a festa de encerramento do Campeonato de Todo o Terreno de Portugal.

 Entre as 43 equipas presentes que utilizaram produtos Fedima, o principal destaque vai para a BP Ultimate Vodafone Team. A formação composta por José Pedro Fontes, Miguel Barbosa, António Coimbra, Luís Silva e Nicolas Clerget teve uma participação praticamente perfeita que começou com a quebra do recorde da pista durante os treinos quando realizou uma marca bem abaixo dos 10 minutos. Este resultado garantiu-lhe a saída para a corrida no pole position, à qual se seguiram 24 horas de uma gestão impecável do carro que conduziu ao triunfo no final.

 A equipa escolheu para esta sua participação os pneus Fedima F/Power em 205/90R16, realizando durante as 24 horas um total de 110 voltas ao circuito, percorrendo aproximadamente 1900 quilómetros.

 No decorrer da prova os vencedores só não lideraram durante 5 horas, altura em que a equipa de Mário Andrade em Proto AC Nissan, também equipado com Fedima F/Power em 235/85R16, assumiu o comando. No entanto, o azar viria a bater à porta da equipa do piloto português radicado em França, que após uma dura batalha com a equipa de Miguel Barbosa, viria a sofrer problemas na direção assistida do seu Proto durante a noite.

 No final da prova, Miguel Barbosa disse à comunicação social: "Esta foi uma prova espetacular. É a primeira vez que ganho esta corrida. Tivemos um quinteto de luxo e uma equipa fantástica. A diferença foi feita durante a noite com o José Pedro Fontes, que é um grande piloto e nessas condições é imbatível."

  3 HORAS DE BUGGY/UTV VILA DE FRONTEIRA 2013

 Num total de 25 pilotos participantes ,15 tinham as suas viaturas equipados com pneus Fedima. A resistência, comportamento e superior aderência proporcionada pelo Fedima Extreme 26.9-14 Premium, pesou na escolha dos pneumáticos para a prova. Bruno Martins venceu a edição deste ano ao volante de um Rage Comet R 1400. O piloto rodou durante toda a prova nos primeiros lugares, conseguindo resistir e manter o seu buggy em pista numa prova particularmente exigente para as mecânicas dos Buggy/UTV, e que fez muitas baixas entre a caravana.

 A vitória foi conseguida apenas na última volta, altura em que Bruno Martins conseguiu finalmente ultrapassar o campeão nacional Nuno Tavares, que viria a terminar em segundo. "Foi difícil porque senti algumas dificuldades a meio da corrida, mas depois recuperei, consegui imprimir um ritmo forte e alcancei o primeiro lugar mesmo no limite", disse o vencedor no final da prova. Para além do primeiro classificado, e entre os 6 pilotos que terminaram a prova, no pódio ficou ainda João Dias, terminando em terceiro lugar com o IPS RX 875.

  24 HORAS DE RALLY RAID DA GRÉCIA

 No outro extremo da Europa, disputou-se a 11ª Edição das 24 Horas de Rally Raid da Grécia. Este evento, realizado a poucos quilómetros da capital Atenas, tem uma fórmula um pouco diferente, em vez de ser disputado num circuito fechado, as equipas percorrem uma sequência de quatro sectores seletivos, entre os quais há intervalos de 90 minutos para assistência das máquinas. Também no que diz respeito aos veículos admitidos há algumas diferenças face à prova Portuguesa, com cinco categorias em prova: Z1 (Viaturas T1, T2 e T3), Z2 (Prova de regularidade), Z3(Turística), Z0(destinada a SUV), ATV e ainda Moto. Dispersas pelas várias categorias, compareceram 65 equipas.

 Na categoria principal, a cat. Z1 onde militam as máquinas de competição venceu equipa Búlgara Hot Extreme, que levou o seu Mercedes G até ao topo da classificação. A dupla composta por Desislav Slavchev e Margarita Staynova venceu a prova com uma vantagem de 10m47s sobre o segundo classificado. Para este resultado, conseguido em condições climatéricas muito difíceis e com zonas da pista muito enlameadas, foi determinante a prestação dos Fedima F/Power 235/85R16 que proporcionaram ao Mercedes G excelente tração, resistência e aderência nos pisos gregos.