domingo, 1 de dezembro de 2013

Etelvino Carvalho “Campeão” do Desafio Total Mazda 2013

João Rato venceu nas 24 Horas de Fronteira e foi quinto da geral

 Era esperado que a derradeira prova do Desafio Total Mazda 2013 tivesse animação e dificuldades como nenhuma outra da presente temporada e a verdade é que esta 16ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira ficou marcada por uma intensa disputa pelo “título” na competição levada a cabo pela Mazda e pela Total, tendo, paralelamente, sido recheada de peripécias apenas possíveis numa prova que, mais quilómetro menos quilometro, equivale a duas temporadas e meio de TT “convencional”.

 Esta é uma prova que nada tem de convencional e tudo começa pelo facto de se ter tornado numa referência incontornável para os amantes da competição automóvel a nível nacional e além-fronteiras. Pois é com natural orgulho e motivação adicional que os pilotos do Desafio Total Mazda ano após ano alinham na ronda baseada na Vila de Fronteira. Este ano foram quatro as BT-50 que se apresentaram à partida e foi de sorriso nos lábios que a equipa liderada por Etelvino Carvalho subiu ao palanque, uma vez que conquistou de forma inequívoca, o Desafio Total Mazda 2013, resultado das duas pontuações como segundo classificado entre os Mazda na prova do ACP.

 Brilhante foi também a prova da equipa onde milita o piloto vencedor das duas anteriores edições do Desafio. João Rato chegou a Fronteira sabendo que na luta pelo prémio final do Desafio tinha a vida complicada, mas queria ser o melhor dos Mazda em prova e foi o que fez, juntando a este feito um espectacular quinto lugar à geral.

 A jornada arrancou com um aparatoso acidente que envolveu dois dos carros do Desafio Total Mazda e mais outros seis concorrentes, numa “carambola” que fez com que o Safety Car estivesse em pista logo desde a primeira volta, saindo já depois de cumprida a primeira hora de prova. Bruno Oliveira e João Rato viram-se envolvidos neste episódio que teve reflexo directo na classificação particular entre os Mazda, com pior resultado para Bruno Oliveira que caiu de imediato para o último lugar.

 Com o título em disputa e com primeiro e segundo classificado separados por apenas três pontos, aguardava-se uma batalha “aguerrida” pela vitória, sendo certo que Etelvino Carvalho estava em vantagem e, assim, podia tentar controlar o andamento de João Oliveira. Porém, foi João Rato que ditou as regras e, com uma prova absolutamente imaculada, o piloto alentejano e na BT-50 apoiada pela Hydraplan saltou para a liderança em termos de carros Desafio e também para os lugares da frente, onde se manteve quase desde o arranque – rodou sempre entres os 15 mais rápidos na prova. Sem problemas mecânicos de monta e com uma gestão criteriosa do esforço, Rato foi o melhor dos Mazda, naquele que era o objectivo da equipa: “foi um excelente resultado que conseguimos pelo facto de o carro estar muito bem preparado. A equipa Xuxas Team Sport fez um trabalho fantástico com o carro da prova e isso teve reflexo directo naquilo que fizemos nestas 24 Horas. Depois dos desaires que tive em Idanha-a-Nova e em Portalegre, sabíamos que íamos ter que andar o melhor possível, ganhar e esperar por azares dos nossos rivais. Conseguimos ganhar, e assegurei o título de “vice-Campeão”, algo que me deixa muito satisfeito e é um prémio para esforço de todos os que connosco trabalharam esta temporada,” esclareceu João Rato.

 Desde o início da temporada que Etelvino Carvalho deu a entender que para este seu segundo ano de Desafio Total Mazda o objectivo era ganhar e depois dos excelente resultados obtidos, a chegada a Fronteira era aguardada com expectativa. O piloto de Alagoa (Portalegre) entrou em força, foi o mais rápido nos treinos cronometrados e teve uma fase inicial de corrida de excelente nível, porém “depois começaram a surgir alguns problemas e isso atrasou-nos muito. Tivemos que trocar a caixa de velocidades, fomos abalroados na pista por duas vezes, com o nosso carro a sofrer bastante com isso e na fase final acabámos por mudar um pouco a estratégia, uma vez que a diferença para os rivais não justificava correr mais riscos. Foi uma prova dura, mas que resultou... no título de “Campeão” que era, afinal, o nosso objectivo. Estou muito contente e tenho que agradecer o apoio da minha equipa pelo trabalho feito ao longo de todo o ano, bem como aos pilotos que comigo disputaram estas 24 Horas de Fronteira.”

 Envolvido na luta pelo título, João Oliveira teve uma jornada repleta de adversidades que fizeram com que não conseguisse melhor que o terceiro lugar final na prova, resultado igual ao obtido na classificação final do Desafio. O piloto da BT-50 que exibe as cores da Santogal viu o seu carro parado desde cedo com problemas de direcção que se foram repetindo ao longo das 24 Horas. “entretanto tivemos também que trocar a caixa de velocidades e furámos por duas vezes, tudo isto teve um reflexo directo no nosso resultado final. Tenho pena de não ter conseguido garantir o segundo lugar no Desafio, mas esta prova correu-nos francamente mal...”

 Dos quatro pilotos do Desafio presentes em Fronteira, Bruno Oliveira era o único que já não tinha quaisquer hipótese de lutar pelo título. O piloto da Hydraplan queria ganhar o Desafio em Fronteira e foi com essa meta em vista que se apresentou numa prova em queria também fazer esquecer os tantos azares que o apoquentaram ao longo do ano. A verdade é que o acidente da primeira volta limitou de sobremaneira a sua prestação e mesmo com as reparações a serem realizadas em tempo recorde, Oliveira não se livrou da queda para o último lugar da classificação, logo na fase inicial da prova: “Foi um acidente muito violento que podia ter colocado em causa toda a prova. Felizmente conseguimos continuar e chegámos a andar bastante bem. Acabei por desistir devido à quebra da caixa de velocidades.”

  Classificação Final:

1º (5º) João Rato/Filipe Serra/Carlos Pinto/Paulo Pinto (Hydraplan) – 99 voltas
2º (31º) Etelvino Carvalho/Francisco Gil/Bruno Pinhão/Micael Cassiano (Elpídio e Horácio) – 78voltas (-21 v)
3º (50º) João Oliveira/Paulo Cardoso/Miguel Santos/Tiago Avelar (Santogal) – 47 voltas (-42v)

  Classificação Final do Desafio Total Mazda 2013

1º Etelvino Carvalho, 97 Pontos
2º João Rato, 87 Pontos
3º João Oliveira, 86,5 Pontos
4º Bruno Oliveira, 22,5 Pontos