terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Equipa de João Rato lideraram entre os portugueses em Fronteira

Depois de uma época de altos e baixos, com uma vitória no Ervideira Rali TT, uma penalização em Idanha-a-Nova que afastou a equipa da vitória, e uma desistência na Baja Portalegre, para as 24 Horas TT Vila de Fronteira João Rato, ao lado do navegador Filipe Serra, do ex-companheiro de equipa Carlos Pinto e do manager da equipa Paulo Pinto, queria vencer na última prova do Desafio Total/Mazda 2013.

 No dia de sexta-feira, durante os treinos cronometrados, João Rato realizou o 2º melhor tempo entre as Mazdas BT-50 e o 19º tempo da geral.

  “Durante os treinos cronometrados encontrei sempre outros automóveis que não me deixavam passar, e na volta em que realizei o melhor tempo perdi muito tempo atrás de um piloto que apesar dos avisos não me deixou passar, mas o importante decidia-se no dia de sábado e domingo e foi com o objectivo de vencer entre as mazdas que entrámos em prova.” 

No início das 24 horas de corrida, quando apenas se tinham realizado cerca de dez quilómetros, João Rato viu-se envolvido no acidente que deixou alguns dos automóveis fora de corrida.

  “Estava muito pó e seguíamos todos próximos, depois de um topo em que a visibilidade era muito reduzida ou praticamente nula, não consegui desviar-me dos carros que já estavam acidentados, e a reacção que tive foi tentar sair o mais depressa dali. A frente da nossa Mazda ficou um pouco danificada, mas felizmente conseguimos manter-nos em prova.”

 Durante as 24 horas de prova a equipa da Xuxas Team Sport foi sempre subindo na classificação, às 12 Horas de prova eram os primeiros classificados entre as Mazdas e durante a noite e início da manhã a equipa foi alterando entre o 4º e o 6º lugar da classificação geral. Sendo que no final das 24 Horas a equipa liderada por João Rato conquistou o 5º lugar da geral, melhor equipa portuguesa, 1º lugar da promoção C e vencedores do Desafio Total/Mazda.

  “Foi uma corrida que foi gerida da melhor forma e em conjunto com o Filipe Serra, o Paulo Pinto e o Carlos Pinto, conseguimos alcançar esta excelente classificação. A nossa mazda estava muito bem preparada e a nossa equipa conseguiu resolver da melhor forma os problemas que foram surgindo ao longo das 24 horas de prova.”

 Com este lugar João Rato sagrou-se vice-campeão do Desafio Total/Mazda.

 Agradecimentos especiais à Kraftwerk Portugal, Xuxas Team Sport e Manrepauto.