sábado, 7 de setembro de 2013

Baja Proença-Oleiros arrancou com Prólogo animado

A Escuderia Castelo Branco colocou hoje na estrada a Super-Especial da Baja TT Proença-a-Nova / Oleiros, um percurso técnico desenhado perto do aeródromo das Moitas, que foi do agrado de todos os participantes e que confirmou que a dupla Miguel Barbosa / Miguel Ramalho, está decidida a vencer todas as provas de TT do Campeonato de 2013. Ainda antes da partida, verificou-se a baixa importante de Rui Sousa / Carlos Silva (vencedores em 2011) que a poucos dias da prova se iniciar informou a organização de que não estava em condições físicas de poder alinhar à partida, apesar de tudo ter tentado na semana que antecedeu a prova. Rápidas melhoras para o piloto do Carregado.

 Em termos de Super-Especial, quase nada de novo; Miguel Barbosa ganhou a primeira passagem com quase meio minuto de vantagem sobre uma dupla que quase empatava… cinco décimos apenas, separaram Helder Oliveira de Pedro Grancha e a seguir aparece o Evoque de Henrique Silva, que bate André Amaral, quase por dez segundos e Paulo Graça (6º) por 18s.

 E logo nesta passagem a ausência notada de Nuno Matos, a quem não correu da melhor forma a estreia do Opel Mokka, pois a equipa de Portalegre foi obrigada a parar no percurso, com um tirante da caixa de velocidades partido, “facilitando” assim a vida aos seus mais diretos adversários, ele que era um dos fortes candidatos à vitória final.

 Entre os T2, Edgar Condenso roda mais rápido que Alexandre Franco, apenas 1,42 segundos e o melhor dos T8 nesta primeira passagem, foi César Sequeira, que bateu “Tucha” por mais de 10 segundos. Entre os TT Classic e Promoção, o mais veloz acabou por ser Pedro Nascimento / Paula Fortunato (Nissan Terrano II).

 Na segunda passagem, a classificação mudou… mas pouco; Miguel Barbosa foi de novo o mais rápido – apesar de ter rodado com mais cautelas que na primeira passagem – e desta vez Helder Oliveira perdeu ainda mais terreno para o piloto do Mitsubishi, pois deu um toque algo violento e partiu uma rótula do BMW, sendo inclusivamente batido por Pedro Grancha, que assim partirá amanhã para a estrada atrás de Barbosa e à frente do piloto de Barcelos.

 Mais para trás as coisas complicaram-se à passagem de Henrique Silva, que se despistou com o Evoque e impediu os concorrentes que o seguiam de prosseguir em corrida. A mesma foi neutralizada e os Comissários Desportivos decidirão depois o que fazer aos que não cumpriram o percurso em condições normais.

 Consulte o site da Escuderia Castelo Branco - www.escuderiacastelobranco.pt - onde encontrará todas as informações relativas à Baja TT Proença – Oleiros 2013, incluindo os tempos “online” da prova, seguindo o link http://ecb.cronobandeira.com/.

  CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) 18m27,38s;
2º Pedro Grancha / Inês Grancha (BMW EVO X1) a 53,82s;
3º Helder Oliveira / Filipe Palmeiro (BMW Serie 1 Proto) a 1m25,71s;
4º André Amaral / Nelson Ramos (BMW X3 Proto) a 1m30,54s;
5º Paulo Graça / Nuno Silva (Nissan Off Road) a 2m18,03s…
9º Edgar Condenso / Nuno Silva (Isuzu D-Max) a 2m51,68s (1º T2) …
12º César Sequeira / João Costa (Nissan Navara) a 3m22,67s (1º T8)…