• Aos 23 anos é o atual vice-campeão nacional
• Piloto albicastrense venceu recentemente em Alcoutim
• Já triunfou em Itália e esteve perto de se sagrar campeão europeu
Aos 23 anos, que recentemente celebrou, André Mendes é um dos jovens em destaque no Campeonato Nacional de TT, modalidade que continua a formar, em Portugal, vários pilotos que se estão a destacar na alta-roda do desporto mundial.
Em paralelo com o curso de Engenharia Mecatrónica, que frequenta na Universidade de Évora, André Mendes aposta nas competições nacionais de todo-o-terreno, na disciplina de Quads, onde o nível competitivo é extremamente elevado. São vários os pilotos que disputam as primeiras posições de uma disciplina que, por diversas vezes, se impõe ao cronómetro face aos automóveis e motos.
Nas quatro corridas já disputadas este ano o piloto de Castelo Branco subiu por três vezes ao pódio. Soma 54 pontos no campeonato nacional, fruto de dois segundos lugares e da recente vitória na Baja TT Terras de Alcoutim. Falhou na corrida de abertura onde foi forçado a abandonar, depois de uma vedação de arame farpado se ter enrolado à volta de uma das rodas do seu Quad Speedfreak, marca que já o acompanha desde 2009.
Nas provas seguintes o jovem albicastrense esteve em grande nível pelo que, podendo pelo regulamento abdicar do seu pior resultado, a sua diferença para o líder fica reduzida a apenas seis pontos. As duas provas que se seguem serão disputadas “em casa”. De facto no mês de Setembro disputam-se a baja TT Proença Oleiros, a 7 e 8 de Setembro e no derradeiro fim-de-semana a Baja TT Idanha-a-Nova.
André Mendes tem todavia consciência da difícil tarefa que tem pela frente e aposta num registo cauteloso e ponderado:
“Tenho um adversário fortíssimo que tem ganho quase todas as corridas nos últimos anos. Com a minha vitória em Alcoutim interrompi uma sucessão de onze triunfos. Vou continuar em cada prova a dar o melhor de mim e estar suficientemente próximo para poder aproveitar qualquer deslize ou falha. Mas nessa altura tenho também de ser muito rigoroso de modo a não cometer erros, salienta André Mendes que acrescenta:
“Gosto muito das duas provas que se seguem até porque sendo perto de casa posso contar com o forte apoio dos meus amigos que estão sempre a incentivar-me o que é também uma ajuda preciosa. Se não conseguir chegar ao título, o que vai ser muito difícil, quero pelo menos revalidar o de vice-campeão o que seria magnífico.
De salientar que André Mendes estreou-se no Campeonato Nacional de TT em 2009 ano em que se sagrou Campeão Nacional de Promoção. Em 2011, a convite de uma equipa Italiana da Yamaha, participou no Campeonato Europeu de Bajas. Apesar de ter tido uma enorme dificuldade em se adaptar à nova mota com a qual só tinha contacto nos dias das provas, venceu a Italian Baja sendo o primeiro estrangeiro a vence-la em 16 anos, e o primeiro português a conseguir esse sucesso.
A prova seguinte foi disputada na Hungria onde alcançou o segundo lugar apesar de inúmeras dificuldades para acabar a corrida devido a “experiências” da equipa na mota a que se juntaram penalizações nos controles de velocidade.
A anulação da 3ª prova, agendada para Espanha levou a discussão do título para Portugal onde necessitava apenas de terminar à frente do piloto que seguia na liderança do campeonato. Infelizmente um motor partido deitou por terra o sonho de se sagrar campeão europeu, numa altura em que desportivamente já controlava de forma clara a disputa pelo título.
Classificação do Campeonato Nacional de TT / Quads (após quatro provas)
1º Beto Borrego, 68 pontos;
2º André Mendes, 54;
3º Luís Engeitado, 47;
4º Ruben Alexandre, 43;
5º Rui Cascalho, 42.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
André Mendes um jovem em destaque no nacional de TT /Quads
Publicado em sexta-feira, agosto 16, 2013