SCHLESSER VENCE NOS AUTOMÓVEIS
KAMAZ DOMINOU CORRIDA NOS CAMIÕES
Se os concorrentes que sobreviveram até à última etapa do Rota da Seda pensavam que os restantes 87 quilómetros que restavam percorrer seriam um passeio no parque, tiveram uma surpresa algo inesperada, porque a última especial foi como que uma amostra de todas as dificuldades presentes no Rali Rota da Seda.
Muito calor, pistuas duras e rolantes, muita navegação seguida de um troço panorâmico nas margens do rio Volga antes da descida final até Astrakhan onde estava localizado o podium. A quinta edição do Rota da Seda irá assim ficar registada na memória de todos. Houve mesmo quem tivesse que se "desenterrar" das areias já com a meta à vista.
Nos automóveis, Vladimir Vasilyev (G-Force) manteve a pressão sobre o lider da geral Jean Louis Schlesser (Buggy Schlesser), mas o Francês é um veterano experiente e controlou a situação , perdendo apenas 36 segundos na frente. Depois de uma semana inteira de competição Jean-Louis Schlesser e Konstantin Zhiltsov venceram nas respectivas categorias:"Eu fui construindo esta vitória um dia de cada vez." disse o Francês junto ao podio. "Eu tive que me manter em contacto com os pretendentes á vitória e nunca perdi a calma, e passei as etapas uma após outra. Venci a etapa 2, e depois mantive a cabeça fria, prestando atenção extra para não cometer erros. A batalha com Vasilyev foi intensa, e foi uma grande luta. Nós vencemos, porque eu sou mais experiente e tenho um carro mais rápido. Não tive um único problema com o buggy e pude até testar algumas peças novas. Estou realmente orgulhoso da preparação que os mecânicos fizeram. Pessoalmente, achei as especiais um pouco longas, porque é dificil mantermo-nos concentrados durante 500 quilómetros com temperaturas acima dos 50º dentro do cockpit. Mas o terreno é fantástico. Lembra-me um pouco o sul de Marrocos e a Mauritanea. Os organizadores fizeram um trabalho de topo, tudo esteve perfeito, até a comida, o que é muito importante depois de dispendermos muita energia durante o dia."
Antes de subir ao podio situado junto ao Kremlin de Astrakhan, Schlesser encontrou-se com o vencedor da categoria dos camiões Dmitry Sotnikov (Kamaz) para um caloroso abraço.
Sotnikov de 28 anos ainda não consegue acreditar que venceu a sua primeira corrida, acompanhado de Viatcheslav Mizyukaev e Andrey Aferin. Ele mal podia conter as lágrimas de alegria: "Eu apenas estou a competir nos ralis de todo o terreno há dois anos, e nunca sonhei sequer que iria chegar a Astrakhan como vencedor." disse o Russo orgulhoso. "Fui contratado para conduzir o camião de assistência rápida e transportar peças para os outros Kamaz, mas na noite passada, Ayrat Mardeev que era o líder, recebeu uyma penalização de duas horas por falhar um way point. Foi apenas nessa altura que eu percebi que poderia vencer a corrida. O nosso director, Vladimir Chagin, disse-nos que iria ser um dia duro, mas mas não aplicou ordens de equipa... Tivemos pois muita pressão durante toda a etapa. Anton (Shibalov) atacou muito e ultrapassou-nos a 20 quilómetros do final... Eu sabia que tinhamos uma vantagem de apenas um minuto e tive que dar tudo por tudo. Este foi o meu primeiro triunfo como condutor, porque eu já tinha partilhado uma vitória com o Anton no Africa Race. Foi uma surpresa enorme e estou extremamente feliz."
Para o director do Rali Rota da Seda, Semen Yakubov, a edição deste ano foi um sucesso total: "Estou realmente satisfeito por ter tantos participantes conhecidos a participar no Rota da Seda. Dia após dia, eu vi caras bastante felizes, e isso foi comovente. Nós tentámos fazer um rali seguindo a mais pura tradição Africana, com etapas longas e exigentes e os participantes gostaram. Estou sinceramente satisfeito por Jean-Louis Schlesser e Dmitry Sotnikov terem ganho: Foi uma vitória de um veterano e de um jovem. Já estamos a trabalhar na nova rota, mas ainda é segredo. Por agora quero apenas agradecer a todos."
Frédéric Lequien estava igualmente satisfeito: "Para mim esta foi a melhor das cinco edições com uma rota do agrado de todos os participantes." disse o director adjunto do Rota da Seda. "Foi um rali á séria, com etapas longas e dificies, mas que sempre deram muito prazer aos participantes. Em breve iremos anunciar as datas e o percurso da proxima edição do Rota da Seda a toda a comunidade dos ralis de todo o terreno. Parabéns a todos os participantes que conseguiram chegar à linha de meta."
Fonte: todoterreno.pt
segunda-feira, 15 de julho de 2013
A velha e a nova geração recolhem as honras no Rali Rota da Seda
Publicado em segunda-feira, julho 15, 2013