• Nas duas rodas Mário Patrão em Suzuki regressou aos triunfos
• Entre os Quads Beto Borrego não deu hipóteses
• Nuno Tavares em Polaris, bisou na categoria Buggy/UTV
Numa organização do Moto Clube de Góis o nacional de TT regressou à Região Centro depois de um ano de ausência, com uma lista de inscritos bem composta e em quase tudo semelhante à da prova alentejana de abertura da temporada.
Mário Patrão venceu nas duas rodas
Com quase 12 quilómetros de extensão, o prólogo disputado na tarde de sábado com bastante calor, deu início às hostilidades. A correr mais perto de casa e de terrenos onde é particularmente forte o campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki foi o mais rápido. Com mais 0,93s ficou Luís Ferreira (KTM) piloto que venceu a prova inaugural de 2013. 3º tempo para António Maio (Yamaha) que gastou mais 3,22s. Posições seguintes para Ruben Faria (KTM), João Lourenço (KTM), o mais rápido da Categoria Promoção, Frederico Fino (Yamaha) e Domingos Santos (Kawasaki) que foi o mais rápido entre as motos da classe TT1.
No dia seguinte os concorrentes tinham pela frente uma dupla passagem por um sector seletivo com pouco mais de uma centena de quilómetros. A primeira passagem da corrida das duas rodas ficou marcada por uma violenta queda de Luís Ferreira, ainda dentro da zona de assistência que o forçou à desistência. O piloto do Entrocamento caiu exatamente no mesmo sítio onde dois minutos antes caíra o beirão Mário Patrão, que todavia pode continuar em prova e levar a sua moto até à vitória.
Brilhante 2º lugar final para Ruben Faria que levou a sua KTM a terminar a 3m50s do vencedor. O piloto algarvio que recentemente foi pai, continua em Portugal a preparar-se com um excelente ritmo para as provas mundiais que se avizinham. 3ª posição para António Maio que ficou apenas a 10 segundos de Ruben Faria depois de ter recuperado mais de três minutos perdidos na sequência de uma queda.
Depois de ao longo de ¾ da prova ter mantido um animado duelo com o algarvio João Lourenço Frederico Fino acabaria por ver o seu adversário sofrer uma queda. O piloto da Yamaha que ainda parou para dar indicações do ocorrido às equipas da organização veio a terminar num magnífico 4º lugar.
5ª posição e segunda vitória consecutiva para David Megre entre os concorrentes à Classe TT1.
Entre os concorrentes à classe Promoção vitória para Filipe Goucha em Kawasaki, 12º da geral. Na 2ª posição ficou Luís Aguiar em Yamaha pertencendo o 3º posto ao ator Rui Porto Nunes também em Yamaha. Entre os veteranos a vitória pertenceu ao regressado Jorge Oliveira que levou a Husqvarna até ao 16º posto absoluto, ficando escassos 22 segundos à frente de José Alvoeiro (Honda). Última mas merecida referência para o triunfo de Ariana Pinto (AJP) entre as senhoras e que logrou terminar a corrida apesar de múltiplos percalços.
Nos Quads Beto Borrego não deu hipóteses
Na competição destinada aos Quad foi sem surpresa que o mais rápido do prólogo foi o campeão Beto Borrego. 2º posição para o jovem Ruben Alexandre o mais rápido entre os inscritos na categoria Stock.
O 3º tempo foi averbado por Carlos Miguelito a escassos 0,73s do piloto que o precedeu na classificação. Aos comandos de uma Suzuki o jovem André Mendes realizou o 4º tempo a 25,62s do vencedor.
A corrida dos Quads teve uma história já bem conhecida. Campeão em 2012 com vitórias em todas a as corridas, Beto Borrego liderou a corrida de princípio a fim e terminou com 4m30s de vantagem sobre o 2º classificado, o albicastrense André Mendes (Suzuki) atual vice-campeão. O derradeiro lugar do pódio foi ocupado por Carlos Miguelito que ficou a escassos 15s do piloto que terminou à sua frente. Vitória na categoria Stock e 4º lugar absoluto para o jovem Ruben Alexandre (Yamaha).
Nuno Tavares em Polaris, bisou na categoria Buggy/UTV
A prova começou com o regresso às vitórias nos prólogos por parte do campeão 2011, Rui Serpa que foi o mais rápido aos comandos do Rage de caixa manual que em 2012 era pilotado por António Ferreira. Com mais 21s colocou Vítor Santos o seu Polaris na 2º posição, seguido de outro Polaris, o de João Dias.
Destaque para o 8º tempo no prólogo de Dorothee Ferreira, a única senhora que compete nesta categoria. António Ferreira, vencedor do prólogo na Ervideira foi altamente prejudicado neste prólogo serrano já que um furo no carro que partiu à sua frente e a impossibilidade de se conseguir ultrapassar o levou a realizar um tempo demasiado modesto. Um susto monumental apanhou, por outro lado, o campeão João Lopes (Polaris) quando a meio do prólogo ficou completamente sem travões.
Na corrida Nuno Tavares chegou à liderança no final do 1º SS quando tanto o espanhol Teofilo Gallart (Polaris) como António Ferreira (Rage) chegaram a estar perto do futuro vencedor mas os dois foram posteriormente forçados a abandonar.
Nuno Tavares repetiu assim o triunfo e consolidou a sua liderança do campeonato enquanto que, depois de muitos abandonos, João Dias terminou finalmente uma corrida alcançando um magnífico 2º lugar.
Os três pilotos que se classificaram nas posições seguintes ficaram separados por escassos 50s. No lugar de pódio ficou António Estevão (CanAm). Na 4ª posição terminou Rui Serpa autor de uma excelente recuperação, já que era 10º no final da 1ª volta.
Notável foi o 5º lugar da classificação geral alcançado por Dorothee Ferreira. Depois do furo no prólogo que o obrigou a partir para a corrida da penúltima posição o espanhol Robert Gallard ainda levou o seu Polaris até ao 6º lugar final à frente do Polaris Smart de Jorge Branco. A segunda volta teve como piloto mais rápido o campeão João Lopes. Mas, o tempo perdido no 1º troço, onde voltou a sentir problemas de travões, impediram-no de ir além de um 8º lugar. Aos comandos do único Polaris da anterior geração Luís Caseiro, vencedor da categoria Promoção em 2012, terminou na 9ª posição.
A 3ª jornada do campeonato nacional de todo-o-terreno terá lugar a 1 e 2 de Junho quando a vila do Gavião receber os concorrentes para o XXVI Raid TT da Ferraria.