sábado, 2 de fevereiro de 2013
400 Anos de História esperam pelos participantes da "Expedição" em Muge
Publicado em sábado, fevereiro 02, 2013
• Expedição ao Montado visita a Casa Cadaval.
• Tradição, história e vinhos de qualidade para conhecer nas margens do Tejo.
A paisagem do Ribatejo desde há séculos que conta com a presença das videiras para a produção de vinho, recuando a tempos quase imemoriais a sua introdução, muito antes ainda desta região ser conhecida com esse nome e mesmo antes sequer da conquista do território que viria a dar origem ao nosso Portugal.
Foram várias as culturas e vários os períodos de expansão e regressão que passaram, mas o vinho, século após século foi superando todas estas convulsões e crescendo em importância e notoriedade, passando dos pequenos volumes de produção que se destinavam na sua quase totalidade ao consumo local, para uma cultura de grande importância em termos regionais e até nacionais por tudo aquilo que implica em termos de actividade económica, social e cultural.
Obviamente que existe uma ligação histórica entre a cultura do vinho e a cortiça, mas essa ligação entre estes dois produtos tão distintos faz-se de uma forma que vai muito além da simples coabitação na mesma área geográfica. Esta ligação entre a vinha e o montado faz-se na verdade através da pequena rolha de cortiça, que ainda que nada tenha a ver directamente com o vinho propriamente dito ou com a sua produção, desempenha um papel decisivo na conservação, ao mesmo tempo que é para muitos parte integrante e indissociável da imagem de marca dos vinhos de qualidade, não devendo haver muitos produtos de
origem natural, em que a qualidade de um influencie tanto a qualidade do outro.
Há muito tempo que a humilde rolha de cortiça foi escolhida para selar as garrafas de vinho, devido sobretudo às suas inúmeras qualidades de vedante natural impermeável e extremamente eficaz , e tem contribuído ao longo das gerações para o aumento de qualidade dos vinhos. Foi também a rolha de cortiça que permitiu que a exportação de vinho engarrafado fosse uma realidade, desde a altura em que as viagens se contavam em meses até aos dias de hoje em que em menos de 24 horas se chega a qualquer parte do mundo civilizado.
A 2ª Expedição ao Montado levará os participantes a conhecer um propriedade onde tudo aquilo que dissemos atrás se conjuga: história, tradição, vinhos de qualidade e obviamente a cortiça.
Iremos pois visitar a Casa Cadaval em Muge, no Concelho de Salvaterra de Magos.
Localizada na margem esquerda do Tejo, a apenas 80kms de Lisboa, Herdade de Muge pertence à família Álvares Pereira de Mello(Cadaval) há quase quatro séculos, sendo detentora de uma tradição ímpar na
região. A Casa Cadaval, pelo seu prestigio e pelas instalações que possui, as quais incluem uma loja do vinho equipada com sala de provas, apresenta condições únicas para o turismo do vinho, estando integrada na Rota dos Vinhos do Tejo.
Com uma área de 5.000 hectares, a Casa Cadaval há muitos anos que apostou numa estratégia que alia tradição, inovação e investimento. Os resultados estão á vista, tendo os vinhos deste produtor alcançado um sucesso assinalável quer em Portugal, quer nos 18 mercados internacionais onde são comercializados.
A Expedição irá entrar nos terrenos da propriedade pela zona de floresta, contornando as localidades de Glória do Ribatejo e Granho antes de chegar ás instalações da "Casa" já dentro da vila de Muge. Aqui, os participantes irão ser recebidos pelo staff da Casa Cadaval, que irá dar a conhecer a história desta magnífica propriedade, mostrar algum do património e também apresentar os Vinhos da Casa Cadaval que os presentes também terão oportunidade de experimentar.
A loja do Vinho irá estar aberta para quem quiser levar um "pouco desta herdade" para a sua própria casa.
O programa base da 2ª Expedição ao Montado termina assim neste espetacular local, depois de quase 200 quilómetros de estradas e estradões percorridos pelos concelhos de Coruche e de Salvaterra de Magos, visitando Charneca Ribatejana, o Vale do Sorraia e já na recta final fazendo um pequeno troço no vale do Tejo.
Em estudo está a possibilidade de, para os participantes que o desejarem, fazer o regresso á Vila de Coruche, para um jantar convívio.
A 2ª Expedição ao Montado é um passeio de todo o terreno, de baixo grau de dificuldade, acessível a viaturas 4x4 ou SUV sem preparação específica para todo o terreno. Também podem participar neste evento motos tipo "Trail" ou "Grande Trail" como por exemplo as BMW R 1200 GS ou KTM 990 Adventure.
O percurso será ditado por um roadbook, que para além de assinalar o trajecto propriamente dito e todas as informações necessárias a uma progressão em segurança, irá ter ainda alguns detalhes sobre os locais onde se está a passar naquele momento.
A "Expedição" pretende mostrar um pouco daquilo que é o Montado de Sobro, dar a conhecer a sua importância para a região e para o país a nível social, económico, cultural e até de conservação da biodiversidade. Quer seja em família ou com um grupo de amigos, a 2ª Expedição ao Montado é uma aventura na qual poderá participar sem receio de ficar pelo caminho, e é uma excelente forma de se iniciar no todo o terreno túristico num cenário espetacular. Concebido a pensar nos SUV, o percurso é sempre de um grau de dificuldade baixo, e nos locais que ofereçam alguma complicação, existirá
sempre uma alternativa para viável para que todos possam prosseguir sem problemas.
As inscrições ainda não estão abertas, mas poderá reservar a sua participação, fazendo desde já a sua pré-inscrição para o e-mail eventos@todoterreno.pt . Não terá qualquer obrigação de participar ao enviar este e-mail, o mesmo apenas servirá para reservar o seu lugar, uma vez que poderemos ter que limitar o número de vagas devido a um dos pontos de paragem ter capacidade limitada.
Poderá encontrar toda a informação sobre a "Expedição" em www.todoterreno.pt
Para ficar a conhecer melhor a Casa Cadaval, visite o site www.casacadaval.pt
A 2ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure, em colaboração com o Todoterreno.pt
A Expedição tem no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial" e tem como "Media Partners" a revista "Off Road 4x4, e os sites MaisTT, TTVerde e Dezasseis Válvulas