quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Yamaha continua em grande, Rúben Faria em 4º
Publicado em quarta-feira, janeiro 09, 2013
- Os pilotos Yamaha, David Casteu e Olivier Pain, continuam em grande nesta edição do Dakar e hoje fizeram a dobradinha para a marca dos diapasões;
- Boa etapa para as cores lusas, onde Hélder Rodrigues voltou a ser 5º e está mais perto do Top 10. Rúben Faria já é 4º da geral.
A 5ª etapa do Dakar 2013 era diferente para Motas/Quads e Carros/Camiões, sendo que os homem dos Quads e das duas rodas tinham uma especial cronometrada de 274 Km's que, pelo menos hoje, parecia ser menos dura, em relação aquilo que os pilotos apanharam nos primeiros dias.
Na especial de hoje as Yamaha mostraram que também querem fazer parte da luta pela vitória neste Dakar e para já estão a fazer um bom trabalho. Depois de terem assumido as duas primeiras posições da geral no dia de ontem, hoje Casteu e Olivier Pain dominaram a etapa, preenchendo os dois primeiros lugares da especial. David Casteu foi o melhor, ganhando 1 minuto e 9 segundos a Pain que, ainda assim, continuar a liderar a geral, agora com 1 minuto e 15 segundos de vantagem para o vencedor do dia.
Juan Pedrero voltou a fazer um bom resultado numa etapa. Com rédea solta para este Dakar, ele que seria o aguadeiro de Marc Coma, o espanhol alcançou hoje o 3º posto na etapa. O piloto da KTM continua no entanto um pouco atrasado na geral, no 21º lugar.
Excelente etapa também para o italiano Botturi, que participa neste Dakar aos comandos de uma Husqvarna. Com o 4º melhor tempo da especial, o piloto do dorsal número 17 subiu para o 7º posto.
Cyril Després segue com o seu ritmo certo e hoje foi 5º, não perdendo muito tempo para a frente da corrida. O francês da KTM continua em 3º da geral a 6 minutos e 7 segundos de Olivieir Pain.
Hélder Rodrigues continua a melhorar o seu rendimendo, face às duas primeiras etapas e hoje foi o 8º classificado, estando agora em 12º da classificação geral. O piloto da Honda está a 27 minutos e 58 segundos do líder.
Rúben Faria continua em bom ritmo e foi hoje 13º na especial. O companheiro de Cyril Després conseguiu com este resultado subir para quarto da geral, logo à frente de Jordi Viladoms, que hoje foi o 17º classificado.
Paulo Gonçalves conseguiu também ele subir algumas posiçoes. O 14º melhor tempo do dia permitiu-lhe reentrar no Top 20 e termina o dia em 16º da geral.
Mais uma boa etapa para Mário Patrão, que continua a sua aprendizagem neste Dakar. O piloto da Suzuki foi o 28º nesta 5ª etapa e está agora às portas do Top 50, mais precisamente em 51º. Três posições atrás (54º) surge o vencedor da segunda e quarta etapas, Joan Barreda Bort, que voltou a ter um mau dia.
Pedro Bianchi Prata ainda não terminou a etapa. O piloto português terá tido algum problema nos 274 Km's de especial.
Classificação da Etapa 5:
1º David Casteu, 2º Olivier Pain, 3º Juan Pedrero, 4º Botturi, 5º Cyril Després
Classificação Após Etapa 5:
1º Olivier Pain
2º David Casteu +1min15s
3º Cyril Després +6min07s
4º Rúben Faria +13min34s
5º Jordi Viladoms +13min36s
...
12º Hélder Rodrigues +25min58s
16º Paulo Gonçalves +30min05s
51º Mário Patrão +2h53min47s
Foto: DPPI/Dakar.com
