segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vitória de Nasser Al-Attiyah

- O piloto do Qatar, Nasser Al-Attiyah, venceu a 3ª etapa do Dakar confirmando assim a 3ª vitória dos Buggies do Team Qatar Red Bull;

- Carlos Sainz perdeu a liderança para Stephane Peterhansel.

Os cerca de 240 Km's da etapa de hoje trouxeram alterações no topo da tabela classificativa. Depois do equívoco de ontem, que depois de corrigido deixou Carlos Sainz na frente, hoje tudo mudou e Peterhansel assumiu finalmente a "cabeça" da corrida.

Na especial, foi o espectacular Nasser Al-Attiyah com o seu buggy que fez o melhor crono, ganhando 1 minuto e 18 segundos a Robby Gordon, que finalmente conseguiu efectuar uma etapa sem quaisquer problemas de maior. Peterhansel perdeu 3 minutos e 52 segundos, ficando em 3º da etapa. O seu tempo foi suficiente para assumir agora o primeiro lugar na classificação geral, precisamente na frente de Nasser Al-Attiyah que está agora a 6 minutos e 33 segundos do francês. Quanto ao americano do Hummer, conseguiu também ele recuperar algumas posições, sendo agora o 13º classificado.

Excelente etapa de Lucio Alvarez que depois de se ter mostrado na passada edição, continua a mostrar que poderá intrometer-se nos lugares cimeiros e quem sabe, chegar a um lugar do pódio. O argentino foi o 4º melhor do dia e coloca a sua Toyota Hilux Overdrive no 3º posto da geral.

Nani Roma conseguiu fazer a sua melhor etapa até à data, carimbando o 5º melhor tempo, na frente do seu colega de Equipa, Leonid Novitskiy. Roma subiu agora para 7º, enquanto o russo do MINI laranja fixa-se na 4ª posição da geral.

Carlos Sainz perdeu hoje mais de meia hora para o seu colega de equipa e caiu assim de 1º para 5º da geral. O ex-campeão mundial de ralis e vencedor do Dakar em 2010 não foi além do 14º lugar na etapa.

Ao contrário do dia de ontem, hoje a etapa não foi tão feliz para os participantes portugueses. Carlos Sousa perdeu bastante tempo na areia, onde ficou atascado e no final do dia não foi além da 27ª posição, caindo para 17º na geral.

Paulo Fiúza, que acompanha Orlando Terranova, foi hoje 16º e desceu de 4º para 8º. O navegador luso e o piloto argentino estão no BMW X3 CC da X-Raid. Quanto à dupla Holowczyc/Palmeiro, não aparece na classificação de final da etapa, por isso resta esperar para saber se o MINI continua em prova ou não.

Classificação Etapa 3:

1º N. Al-Attiyah, 2º Robby Gordon, 3º S. Peterhansel, 4º Lucio Alvarez, 5º Nani Roma

Classificação Após Etapa 3:

1º Stephane Peterhansel

2º N. Al-Attiyah +6min33s

3º Lucio Álvarez +18min11s

4º Leonid Novitskiy +21min10s

5º Carlos Sainz +21min16s

...

8º O. Terranova / P. Fiúza +35min13s

17º C. Sousa / M. Ramalho +1h04min43s

Foto: Red Bull Content Pool