domingo, 6 de janeiro de 2013

Vitória de Joan Barreda Bort; Rúben Faria é segundo após Etapa 2

- O espanhol da Husqvarna mostrou hoje todo o seu potencial e da sua mota, alcançando a vitória na especial e assumindo também a liderança à geral;

- Rúben Faria foi o melhor piloto luso, na quarta posição e assumiu para já o segundo lugar da geral.

A segunda etapa deste Dakar 2013 trazia já algumas surpresas, numa etapa com muitas dunas e areia. Com 242 Km's de especial cronometrada, a etapa começou em Pisco, onde terminou também após uma ligação final de cerca de 80 Km's.

Joan Barreda Bort mostrou-se bastante forte desde o início da especial, imprimindo um ritmo muito rápido, o que lhe permitiu vencer a especial com alguma facilidade, mostrando que a Husqvarna pode ter também uma palavra a dizer neste Dakar.

Com uma vantagem de 3 minutos e 16 segundos para o segundo na etapa, Juan Pedrero em KTM, Barreda Bort assumiu também a liderança após a segunda etapa, que teve como 3º classificado Matt Fish, o australiano que está também com uma Husqvarna e que perdeu 5 minutos e 53 segundos para Barreda.

O quarto classificado foi também o melhor português na especial, Rúben Faria, que perdeu 6 minutos e 26 segundos para Barreda e ficou na frente de Kurt Caselli, o americano que está na América do Sul para substituir Marc Coma. Contudo este resultado permitiu ao aguadeiro de Cyril Després subir para a 2ª posição após a especial, uma boa etapa portanto para Faria.

Cyril Després, o chefe de fila da KTM, não foi além da 12ª posição, mas mantém-se numa tranquila 5ª posição na geral, na frente de David Casteu (4º) e Juan Pedrero, que subiu hoje para 3º.

Quanto a Hélder Rodrigues, o piloto da Honda terminou o 242 Km's a perder mais de 10 minutos para o vencedor, não indo além da 15ª posição, a mesma que ocupa agora na geral, a mais de 12 minutos de Barreda.

Paulo Gonçalves chegou a andar nos lugares cimeiros da especial, mas perto do Km 75 perdeu bastante tempo, sendo relegado para a 22ª posição da etapa e da geral também.

Classificação na Etapa 2:

1º Joan Barreda Bort

2º Juan Pedrero +3min16s

3º Matt Fish +5min53s

4º Rúben Faria +6min26s

5º Kurt Caselli +7min10s

...

15º Hélder Rodrigues +10min32s

...

22º Paulo Gonçalves +16min20s

...

61º Pedro Bianchi Prata +37min23s

Foto: DPPI / www.dakar.com