sábado, 19 de janeiro de 2013

Van Biljon e Karginov vencem na 13ª etapa

- O Sul africano do e-atv levou a melhor sobre os seus adversários, mostrando que não são só as yamaha's que andam bem no deserto

- Com o Dakar já em contagem decrescente os camiões ainda mexem na classificação geral e Karginov, depois de ganhar no dia de hoje, subiu mais uma posição na geral

Nos quads a etapa que ligava Copiapo a La Serena nada alterou nos cinco primeiros da classificação com o líder a gerir a sua enorme vantagem para não correr riscos de a perder de um momento para o outro.

O melhor tempo do dia foi conseguido por um piloto que não se encontra no top 5 da classificação geral, Van Biljon demorou cerca de 4h42min45s a percorrer a etapa cronometrada do dia de hoje, vencendo com uma vantagem de apenas 41s para o segundo classificado que foi Husseini.

O segundo classificado da classificação geral não foi além do terceiro tempo na etapa número 13, Casale ficou ainda assim a escassos 7s do segundo posto e a 48s do vencedor.

Na quarta posição ficou Bonetto que mantém assim a mesma posição na geral, ganhando tempo ao líder mas perdendo 1min22s para o vencedor da etapa. O actual líder isolado do Dakar 2013 fez apenas o 5º melhor tempo e demonstra mais uma vez não estar a arriscar nada, para não colocar a sua larga margem em perigo.

No top 5 da geral do rally tudo parece estar decidido, sendo difícil em condições normais haver alguma alteração de posições até ao final da prova.

Classificação após etapa 13

1º Marcos Patronelli

2º Ignacio Casale +1h50min24s

3º Rafal Sonik +3h14min43s

4º Lukas Bonetto +3h39min55s

5º Sebastián Palma +4h27min48s

Quanto aos camiões foi mais uma vez Karginov com um Kamaz a vencer a etapa de hoje, os jovens russos da equipa da Kamaz já preenchem o pódio da geral, com Karginov a subir hoje para a segunda posição por troca com o seu colega de equipa.

O russo, agora segundo classificado, venceu a etapa com uma margem de 2min48s para o Iveco de De Rooy que depois dos problemas parece não querer desistir de levar mais algumas vitórias em etapas para casa.

Na terceira posição ficou Loprais e perdeu 8min04s para o vencedor de hoje. Já a uns distantes 10min57s ficou Biasion, o antigo campeão do mundo de Rally's foi 4º e está agora a mais de 4 horas do líder.

A fechar o top 5 ficou Nikolaev, o piloto russo do Kamaz perdeu 14min2s para o seu compatriota e vencedor da etapa, contudo não tem para já a sua liderança ameaçada.

Classificação geral após a 13ª etapa

1º Eduard Nikolaev

2º Karginov +36min24s

3º Mardeev +40min27s

4º Gerard De Rooy +45min08s

5º Kolomy +1h4min31s

Foto: DPPI/Dakar.com