segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Rúben Faria em primeiro no Dakar 2013
Publicado em segunda-feira, janeiro 14, 2013
- A especial mais longa deste Dakar 2013 revelou-se bastante positiva para as cores portuguesas. Rúben Faria assumiu a liderança do Rali mais duro do Mundo;
- Cyril Després ainda não baixou os braços e venceu a etapa subindo para 2º da geral.
A 9ª etapa do Dakar trouxe mudanças na frente da corrida das duas rodas. Com 593 Km's de especial cronometrada, dividida em duas partes, este era o troço mais longo de toda a edição de 2013 do Dakar. Após o dia de descanso hoje os concorrentes foram mais uma vez postos à prova e os pilotos portugueses deram-se bem com a etapa que ligou Tucuman a Córdoba.
Cyril Després entrou ao ataque e liderou toda a especial. O piloto francês já tinha afirmado que, mesmo após os problemas que teve na etapa 7, não ia baixar os braços e que o tempo perdido não o vai travar na luta pela vitória. Pois bem, o piloto da KTM arrasou a concorrência no dia de hoje e alcançou a sua primeira vitória em especiais neste Dakar 2013. Com uma vantagem de 4 minutos e 3 segundos para Barreda Bort, que foi o segundo classificado, Després subiu 3 posições na geral, sendo agora o 2º melhor.
Alex Botturi continua a mostrar um excelente ritmo e hoje foi o 3º classificado. O italiano continua a ser o melhor representante da Husqvarna na classificação geral, entrando agora no lugar mais baixo do Top5.
Na quarta posição terminou Rúben Faria que está a fazer um Dakar brilhante. O "mochileiro" de Cyril Després continua intocável e hoje assumiu mesmo a liderança deste Dakar 2013. O piloto português está a mostrar que pode ser mais do que um simples "aguadeiro", liderando a tabela classificativa com uma vantagem de cerca de 5 minutos para o seu "patrão". Resta saber como irão ser as ordens de equipa dentro da KTM, que ainda assim não se deverão alterar e Després continuará a ser o Nº 1. As próximas etapas ditarão o futuro, no entanto continua a ser de realçar o excelente desempenho do piloto algarvio.
Hélder Rodrigues deu hoje nas vistas, terminando na 5ª posição. O homem da Honda perdeu 8 minutos e 47 segundos para Després e com isto está já bem dentro do Top 10, na 7ª posição.
Boa etapa também para Paulo Gonçalves que terminou o dia em 7º. Na geral o piloto da Husqvarna entrou no Top 20, fixando-se agora no 18º lugar.
Nota para David Casteu, que era o líder da classificação geral à entrada da especial. O piloto francês da Yamaha não evitou a colisão com uma vaca e com isso lesionou-se num ombro. Casteu terminou a etapa a perder mais de 2 horas para Després e vai afundar-se na classificação geral.
Destaque ainda para Ivan Jakes, o eslovaco que terminou o dia em 6º entrou directamente no Top 5, assumindo o 4º posto com a sua KTM.
Mais um desempenho notável de Pedro Bianchi Prata que tem o 18º tempo. O português que participa neste Dakar em Husqvarna voltou a entrar no Top 20, após o 4º lugar na etapa anterior. Mário Patrão efectuou também ele uma boa etapa, carimbando o 25º lugar. O piloto da Suzuki viu no entanto ser-lhe aplica mais uma penalização e perdeu alguns lugares na geral.
Classificação Etapa 9:
1º Cyril Després, 2º Joan Barreda Bort, 3º Alessandro Botturi, 4º Rúben Faria, 5º Hélder Rodrigues.
Classificação Após Etapa 9:
1º Rúben Faria
2º Cyril Després +5min23s
3º Francisco Lopez +9min03s
4º Ivan Jakes +16min56s
5ºAlessandro Botturi +22min58s
...
7º Hélder Rodrigues +31min23s
18º Paulo Gonçalves +1h33min51s
Mário Patrão +4h14min21s
P. Bianchi Prata +7h59min23s
Foto: Maragni M. / KTM Images
