sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Nani Roma vence pela segunda vez

- O piloto espanhol da MINI venceu a sua segunda etapa em 2013 e subiu para o 3º lugar;

- Peterhansel continua a caminho da vitória e Carlos Sousa mantém-se em 6º.

A 12ª etapa não trouxe surpresas a nível de classificação geral. A especial de 319 Km's entre Fiambala e Copiapo foi palco de nova vitória de Nani Roma.

O piloto espanhol do MINI amarelo alcançou o seu segundo triunfo em etapas deste Dakar 2013. Roma ganhou 4 minutos e 18 segundos ao segundo classificado, que foi Robby Gordon. Destaque também para o americano do Hummer que desde a 5ª etapa termina todas as especiais dentro dos 5 primeiros. Gordon a mostrar que, sem o tempo perdido nas etapas iniciais, poderia estar a lutar pela vitória.

Giniel De Villiers continua à espera de um erro de Stephane Peterhansel, mas parece que não vai acontecer. O Sr. Dakar está a gerir muito bem a sua larga vantagem e está por isso cada vez mais perto da sua vitória número 11. De Villiers foi hoje o terceiro classificado mas o tempo ganho ao francês (1 minuto e 28 segundos) parece ser insignificante face à desvantagem superior a 50 minutos que o sul-africano leva.

Peterhansel foi então o 4º melhor do dia, controlando muito bem o andamento de De Villiers. A fiabilidade do MINI está mais uma vez a tirar dividendos para o vendedor do ano passado.

Orlado Terranova continua muito bem e terminou o dia em 5º. O piloto argentino que é navegado por Paulo Fiúza segue tranquilo no 5º posto, com uma larga vantagem para o 6º classificado e uma desvantagem para o 4º também bastante significativa. O 5º lugar final parece cada vez mais provável para Terranova, o que a confirmar-se será um excelente resultado para o piloto.

A única alteração do dia em termos de classificação geral foi a troca entre Nani Roma e Leonid Novitskiy. Roma subiu para 3º enquanto Novitskiy é agora o 4º, numa classificação onde a X-Raid coloca 4 carros nos top 5.

Carlos Sousa terminou a especial no 7º posto e prepara-se para igualar os resultados de 2011 e 2012, numa altura que faltam duas etapa para o fim. A dupla Sousa/Ramalho continua em 6º.

Classificação da Etapa 12:

1º Nani Roma, 2º Robby Gordon, 3º Giniel De Villiers, 4º S. Peterhansel, 5º Orlando Terranova.

Classificação Após Etapa 12:

1º Stephane Peterhansel

2º G. De Villiers +50min21s

3º Nani Roma +1h31min06s

4º Leonid Novitskiy +1h34min47s

5º O. Terranova / P. Fiúza +2h01min50s

6º C. Sousa / M. Ramalho +2h39min46s

Foto: X-Raid