segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Francisco Lopez volta a vencer e Després assume liderança

- Francisco "Chaleco" Lopez repetiu a vitória que tinha alcançado na primeira etapa, ao passo que Cyril Després já assumiu a liderança à geral.

- Sortes diferentes para as cores portuguesas, num dia em que Paulo Gonçalves foi segundo na etapa, enquanto Hélder Rodrigues voltou a atrasar-se.

A terceira etapa desta edição do Dakar ligou Pisco a Nazca e tinha uma especial cronometrada de 243 Km's, que voltaram a trazer algumas surpresas na classificação das duas rodas.

A vitória da etapa voltou a sorrir ao chileno Francisco Lopez, que está a mostrar que a troca da sua Aprillia pela KTM foi certeira. O chileno superou o melhor português da etapa, Paulo Gonçalves, que assegurou o 2º melhor tempo nestes 243 Km's. Paulo Gonçalves, que ontem tinha tido um dia menos bom conseguiu hoje voltar ao seu ritmo habitual e assim subir também algumas posições na geral, fixando-se agora em 16º.

Cyril Després, ainda sem qualquer vitória em etapas, continua a fazer a sua corrida e já assumiu a liderança na classificação geral, após o 3º tempo alcançado hoje, na frente de Botturi e Przygonski, que fecharam o Top 5.

Na geral Lopez, o vencedor da etapa, subiu à segunda posição, estando agora a 2 minutos e 51s do vencedor da edição passada do Dakar.

Em terceiro segue o experiente norueguês Pal-Anders Ullevalseter, que está também ele a ter um bom início de rally, tal como Olivier Pain e David Casteu, que preenchem os 4º e 5º lugares, respectivamente.

O vencedor da etapa de ontem, Joan Barreda, perdeu muito tempo hoje (mais de meia hora) assim como o português Hélder Rodrigues, que para já está a ter um início aquém daquilo que se esperava. O português da Honda perdeu hoje mais de 25 minutos e está agora no 28º lugar.

Quanto a Rúben Faria, como era esperado, perdeu hoje bastante tempo pelo facto de ter partido muitas posições à frente de Cyril Després, o que o obrigou a esperar pelo francês. Faria está agora em 11º a 10 minutos e 47s de Després.

Pedro Bianchi Prata está em 62º da geral, enquanto Mário Patrão ainda não acabou a etapa, ele que teve ontem bastantes dificuldades na especial.

Classificação da Etapa 3:

1º Francisco Lopez

2º Paulo Gonçalves

3º Cyril Després

4º Botturi

5º Przygonski

...

24º Rúben Faria

...

33º Hélder Rodrigues

...

76º P. Bianchi Prata

Classificação Após Etapa 3:

1º Cyril Després

2º Francisco Lopez +2min51s

3º Ullevalseter +4min59s

4º Olivier Pain+ 6min03s

5º David Casteu +6min08s

...

11º Rúben Faria +10min47s

...

16º Paulo Gonçalves +19min45s

...

28º Hélder Rodrigues +24min58s

...

62º P. Bianchi Prata +1h23min10s

...

Mário Patrão

Foto: DPPI / Dakar.com