domingo, 13 de janeiro de 2013
Chicherit venceu etapa, mas tudo se mantém igual na frente
Publicado em domingo, janeiro 13, 2013
- Guerlain Chicheirt venceu a sua primeira etapa da edição de 2013 do Dakar, num dia bastante difícil;
- Carlos Sousa mantém o 10º posto, mas regressou à assistência com problemas no seu Great Wall.
A 8ª etapa era umas das mais longas e difíceis da primeira semana deste Dakar, mas cedo a organização se viu obrigada a reduzir para menos de metade a distância da especial cronometrada. As fortes chuvas que caíram no decorrer da noite anterior à etapa fizeram com que fossem disputados só cerca de 150 Km's e apenas para alguns pilotos.
A verdade é que só 5 pilotos conseguiram terminar a etapa, isto porque todos os outros concorrentes ficaram retidos no leito de um rio que subiu muito rápido devido à chuva. Assim a especial foi neutralizada ao quilómetro 86 e por isso todos os concorrentes que não terminaram ficaram com o tempo de Stephane Peterhansel, o 4º melhor.
Depois de liderar a etapa, Nasser Al-Attiyah foi um dos que não conseguiram terminar e foi Guerlain Chicherit quem beneficiou disso. O francês do Buggy SMG venceu a sua primeira etapa em 2012 e conseguiu aproximar-se um pouco mais do 4º classificado, Leonid Novitskiy.
No segundo posto ficou a dupla Luso-Argentina formada por Orlando Terranova e Paulo Fiúza. O piloto argentino voltou a surpreender com o seu BMW X3 CC e efectuou o seu melhor tempo em 2013, a 4 minutos e 2 segundos de Chicherit.
No terceiro posto voltou a ficar Robby Gordon que com o seu Hummer repetiu posição da etapa transacta. Gordon continua no entanto arredado de qualquer luta pela classificação geral.
Stephane Peterhansel acabou também ele por beneficiar da neutralização da etapa. O francês estava a perder muito tempo para Al-Attiyah que se aproximava perigosamente da sua liderança. Assim, ao final do dia tudo se mantém igual e a diferença é a mesma à entrada para o dia de descanso.
Todos os outros concorrentes, tal como foi referido anteriormente, ficaram então com o tempo de Peterhansel a pouco mais de 12 minutos do vencedor do dia.
Na geral a única alteração foi a subida de Orlando Terranova e Paulo Fiúza para o 8º posto.
Classificação Geral Após Etapa 8:
1º Stephane Peterhansel
2º N. Al-Attiyah +3min14s
3º G. De Villiers +44min03s
4º Leonid Novitskiy +48min54s
5º Guerlain Chicherit +1h04min50s
...
8º O. Terranova / P. Fiúza +1h58min25s
10º C. Sousa / M. Ramalho +2h07min29s
