terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Al-Attiyah de fora, Peterhansel a caminho do 11º
Publicado em terça-feira, janeiro 15, 2013
- O início da segunda semana revelou-se madrasto para Nasser Al-Attiyah. Peterhansel tem agora quase 50 minutos de vantagem;
- Fantástica etapa para Carlos Sousa que já é o 6º classificado na geral.
A 9ª etapa, entre San Miguel de Tucuman e Córdoba, era a mais longa em termos de quilómetros ao cronómetro. Após um merecido dia de descanso, hoje esperavam-se grandes dificuldades para os concorrentes. Com 593 Km's cronometrados a tirada 9 trouxe mudanças na classificação geral.
Começando por Nasser Al-Attiyah, o piloto do Qatar foi o azarado do dia e foi mesmo obrigado a abandonar a corrida. O motor do seu Buggy decidiu que não "queria" colaborar mais e por essa razão, a mesma de Carlos Sainz, o Qatari vai "embora" mais cedo. Fica no entanto o aviso e a promessa que no próximo ano o Team Qatar Red Bull vai lutar pela vitória.
Guerlain Chicherit também não teve sorte no dia de hoje. Tal como Al-Attiyah, o francês teve problemas com o seu Buggy, no entanto e apesar de ter caído de 5º para 7º, o piloto segue em prova.
Quem beneficiou com o azar de Al-Attiyah foi, claro, Stephane Peterhansel. O francês da MINI parece agora caminhar a passos largos para o seu 11º triunfo no Dakar, o 5º nos automóveis e o 2º consecutivo. Peterhansel, que terminou o dia na 2ª posição, tem agora como principal adversário Giniel De Villiers. O piloto da Toyota Hilux terminou a etapa na 5ª posição, ainda que tenha liderada durante a parte inicial. Na geral o sul-africano é segundo, mas a desvantagem para o líder é, em termos normais, irrecuperável, pois são 49 minutos e 31 segundos que o separam de Peterhansel.
Tal como nas motas, os portugueses também estiveram brilhantes nos automóveis. O melhor foi Paulo Fiúza, navegador de Orlando Terranove, que entrou nos 4 primeiros pela 5ª vez neste Dakar. Terranova e Fiúza foram hoje os terceiros classificados e fecham agora o Top 5 na classificação geral, logo atrás de Nani Roma.
Roma foi o grande vencedor do dia. Com uma prova de altos e baixos, a verdade é que o espanhol do MINI amarelo conquistou a 2ª vitória em etapas e já vai no 4º posto da geral. O piloto que é acompanhado por Michel Périn pode ainda sonhar com um lugar no pódio.
Robby Gordon foi o 4º classificado e tem vindo a "crescer", após um início de Dakar para esquecer. O piloto do Hummer já entrou no Top 20, sendo o 19º classificado.
Em 7º da etapa terminou o piloto que podemos chamar de Sr. regularidade. Sem nenhum resultado nos 4 primeiros, Leonid Novitskiy segue sem dar nas vistas, mas na verdade é já o 3º classificado e pode estar a caminho do seu melhor resultado no Dakar. O piloto russo, veja-se bem, terminou todas as etapas entre o 5º e o 8º lugar, um feito verdadeiramente notável para uma corrida com estas características.
O destaque final vai logicamente para Carlos Sousa. Com uma prova também ela rica em regularidade, o piloto de Almada teve hoje a sua melhor prestação nesta edição de 2013. Terminando em 6º na tirada do dia, Sousa e Ramalho subiram também para o 6º posto na geral, naquele que se pode considerar um excelente resultado para o Great Wall.
Classificação Etapa 9:
1º Nani Roma, 2º S. Peterhansel, 3º Orlando Terranova, 4º Robby Gordon, 5º Giniel De Villiers.
Classificação Após Etapa 9:
1º Stephane Peterhansel
2º G. De Villiers +49min31s
3º Leonid Novitskiy +56min03s
4º Nani Roma +1h34min16s
5º O. Terranova / P. Fiúza +2h01min08s
6º C. Sousa / M. Ramalho +2h13min41s
Foto: X-Raid
