segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Afinal o vencedor da Etapa foi Carlos Sainz, que continua a liderar o Dakar 2013
Publicado em segunda-feira, janeiro 07, 2013
- O piloto espanhol do Buggy do Qatar Red Bull Team viu serem-lhe retirados 21 minutos e 26 segundos ao seu tempo de final da etapa;
Um erro do sistema de GPS da organização do Dakar originou toda a confusão no final da etapa 2, disputada na zona de Pisco. Ao que parece Carlos Sainz e o seu Co-Piloto Timo Gottschalk tiveram dificuldades em encontrar um Waypoint. O GPS não encontrou o tal Waypoint, o que fez com que a dupla tivesse andado vários minutos às voltas, ainda que estivessem no local correcto. Assim no final da etapa a organização confirmou que Sainz estaria no sítio correcto e retirou assim todo o tempo perdido com a situação.
No final da etapa Sainz dizia: "Foi muito estranha a etapa por causa dos problemas que tivemos com a navegação. Havia um ponto de passagem na especial onde passámos três ou quatro vezes antes do GPS finalmente nos deixar ir. Andámos para cima e para baixo e às voltas, porque sabíamos que estávamos no lugar certo.
Finalmente, decidimos sair porque nós simplesmente não conseguíamos encontrar este ponto de passagem. Esta foi uma decisão arriscada, porque se não passarmos todos os waypoints podemos ser fortemente penalizados. Foi tudo muito estranho e esta noite vamos ter de investigar o problema e encontrar a solução. "
Com o erro rectificado a verdade é que o espanhol somou a segunda vitória neste Dakar e assim aumentou a sua liderança, que está agora fixada em 5 minutos e 5 segundos para o segundo classificado, Stephane Peterhansel.
Por outro lado parece que Nasser Al-Attiyah, colega de equipa de Sainz, não teve a mesma sorte e surge agora na última posição da classificação, com uma penalização de 1 hora.
