quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Organização do Rali do Qatar irá ter Portugueses


- Baja do Qatar passa a Rali ao aumentar de 2 para 5 dias a sua duração.
- Jaime Santos e Pedro Almeida assumem cargos na organização.


O novo aspecto do "Sealine Rally - Baja Qatar", organizado pela Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF) irá ser o terceiro evento da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno FIA (auto) deste ano, ao mesmo tempo que será o segundo evento da Taça do Mundo FIM (motos), sendo disputado de 15 a 21 de Abril, o que corresponde a um aumento de 2 para 5 dias. O rali irá ser aberto a carros inscritos nas categorias T1, T2, T3, 2WD (duas rodas motrizes), T4(camiões), motos e quads.

Nasser Khalifa al-Attiyah (não confundir com o vencedor do Dakar, mas sim o presidente da QMMF), devido ao aumento de dois para cinco dias do "Sealine Cross-Country Rally" adicionou três elementos chave á sua equipa de organização.

"Foi importante termos sido evento candidato no ano passado, e pudémos ver onde podiamos melhorar e como é que podiamos extender o evento para cumprir os requisitos de um rali de todo o terreno"
, disse Nasser Khalifa al-Attiyah.

"Estou muito feliz por poder anunciar novas adições á nossa equipa. Estamos ansiosos por fazer disuputar um evento da Taça do Mundo FIA no Qatar pela primeira vez."

O antigo co-piloto e consultor internacional de ventos Fred Gallagher foi designado como director do evento, e irá trabalhar em conjunto com a experiente dupla Portuguesa composta por Pedro Almeida e Jaime Santos. Pedro Almeida é o director de prova do Rali de Portugal, e irá desempenhar um papel semelhante no Qatar, enquanto Jaime Santos - que tem uma considerável experiência em eventos tipo Baja em Portugal - será o responsável pelas pistas e pelo roadbook.

"Visitei o Qatar pela primeira vez em 1986 durante o Qatar International Rally e gostei do rali." disse o director do evento Fred Gallagher. "A primeira vez que estive lá, Björn Waldegård e eu vencemos esta ronda do Médio Oriente do campeonato e é muito bom estar de regresso. Fiquei surpreendido com a variedade de pistas que o Qatar tem nos seus desertos, e isso é perfeito para o desenhar eventos desafiantes no futuro." Gallagher ainda acrescentou que: " Sob a presidência de Nasser Khalifa al-Attiyah, os ralis de todo o terreno irão ganhar cada vez mais força, e já vários paises mostraram interesse em se juntar ao calendário FIA. O evento do Qatar promete ser um dos mais disputados no campeonato e coloca o Médio Oriente no topo da disciplina de ralis de todo o terreno."

A secção FIM do evento para motos e quads irá ser dirigida por Iain Black, e pelo sub-director Rashid al-Sulaiti

Os regulamento e todos os detalhes da inscrição do evento estão disponiveis no site oficial em www.qmmf.com . As inscrições a preço reduzido terminam na segunda feira dia 27 de Fevereiro, e encerram definitivamente a 26 de Março.

As verificação administrativas e técnicas irão ter lugar no dia 15 de Abril para os pilotos locais, enquanto os internacionais irão só as irão realizar no dia seguinte, antes da cerimónia de partida que terá lugar á tarde.

No dia 17 de Abril irá ser disputada uma super especial, e depois a primeira das quatro etapas de deserto do novo Sealine Cross-Country Rally irá ser disputada a 18 de Abril. O rali termina no sábado dia 21.

Fonte: todoterreno.pt