domingo, 1 de janeiro de 2012

Van Vliet nos Camiões e La Fuente nos Quads


- Van Vliet levou o seu MAN à vitória na primeira etapa do Dakar 2012;
- Sergio La Fuente foi o melhor nos Quads.


Tanto os Camiões como os Quads cumpriram também hoje os 57 Km's de especial, para além dos mais de 750 Km's de ligação.

Nos "Pesos Pesados" os favoritos à partida são sem dúvida os Kamaz, favoritismo esse facilmente explicado pelas 10 vitórias que a marca tem na competição... Mas a verdade é que a equipa perdeu os seus dois "pontas-de-lança", Vladimir Chagin e Firdaus Kabirov, assim a marca tem todas as esperanças depositadas no jovens Nikolaev, assim como em Mardeev e Ardavichus.

Apesar de serem favoritos, os russos não mostraram a sua superioridade na primeira etapa desta edição do Dakar, que foi ganha pelo MAN de Van Vliet, sendo 26 segundos mais rápido que Gerard De Rooy, num Iveco.

Franz Echter fez uma boa etapa, terminando na terceira posição e na frente de Miki Biasion e Ardavichus (melhor Kamaz) que fecharam o Top 5.

Ouça as Declarações dos Pilotos:

Marcel Van Vliet



Gerard De Rooy



Franz Echter




Classificações da Etapa 1:


1º Van Vliet
2º De Rooy +26s
3º Echter +56s
4º Biasion +1min6s
5º Ardavichus +1min16s


Nos Quads o domínio dos pilotos sul-americanos foi total, preenchendo o top 10. Sergio La Fuente acabou por ser o mais Rápido, levando a sua Yamaha a terminar os 57 Km's cronometrados em 40 minutos e 13 segundos. Marcos Patronelli foi o segundo classificado, a 54 segundos do piloto do Uruguai.

Tomas Maffei fechou o pódio na frente de Copetti e Casale, pilotos da Argentina e Chile, respectivamente. Os 5 primeiros pilotos ficaram separados por 1 minuto e 24 segundos.

O vencedor da edição passada do Dakar, Alessandro Patronelli, carimbou o 7º tempo do dia.

Classificação da Etapa 1:


1º La Fuente
2º M. Patronelli +54s
3º Maffei +1min07s
4º Copetti +1min23s
5º Casale +1min24s