quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Segunda vitória de Stephane Peterhansel. Ricardo Leal dos Santos em 3º


- O francês Stéphane Peterhansel deu hoje mais um passo para alcançar a sua 10ª vitória no Dakar;
- Ricardo Leal dos Santos fez uma excelente etapa, enquanto Carlos Sousa se atrasou na classificação.

A 11ª Etapa, entre Arica e Arequipa, foi mais curta para os Automóveis, que fizeram apenas 478 Km's, enquanto as Motas e Quads fizeram 534 Km's. A especial acabou por não trazer grandes surpresas, num dia em que Peterhansel alcançou a sua 2ª vitória neste Dakar.

Stephane Peterhansel decidiu atacar na etapa de hoje, que liderou desde o fim da primeira metade. O piloto da MINI X-Raid, que lidera a classificação geral, deu hoje mais um importante passo para alcançar a sua 10ª vitória no Dakar, melhorando o recorde do homem que mais vezes venceu o Rali.

O francês acabou por ganhar 3 minutos e 44 segundos ao segundo classificado, que foi o seu colega de equipa, Nani Roma. Com a segunda posição do dia, Roma cimentou o seu segundo posto ao beneficiar dos problemas de Robby Gordon que esteve mais de uma hora parado com problemas no Hummer. Com o tempo perdido o americano caiu para o 4º posto.

Ricardo Leal dos Santos acabou por ser a surpresa do dia, ao alcançar um brilhante 3º posto, o seu melhor resultado de sempre em etapas do Dakar nos automóveis. Leal dos Santos esteve em toda a etapa a lutar pelo 3º posto, algo que conseguiu à chegada a Arequipa. O piloto de Coimbra perdeu menos de 9 minutos para Peterhansel, ficando na frente de Giniel De Villiers, o novo terceiro classificado da geral.

Leonid Novistkiy fechou o Top 5 da etapa e na classificação geral continua também no 5º posto.

Quanto ao português Carlos Sousa, a 11ª etapa foi madrasta para as ambições do piloto oficial da Great Wall. Sousa perdeu mais de 1 hora e meia para o vencedor e assim desceu uma posição na classificação geral, ocupando agora o sétimo posto, atrás do argentino Alvarez, que participa com uma Toyota Hilux Overdrive.

Ainda na classificação geral, Ricardo Leal dos Santos entrou directamente para o Top 10, ocupando a nona posição. Leal dos Santos está a menos de 11 minutos de Ten Brinke, que é o oitavo.

Classificação Geral Após Etapa 11:

1º S. Peterhansel
2º N. Roma +22min49s
3º G. De Villiers +1h11min01s
4º R. Gordon +2h10min31s
5º Leonid Novitskiy +2h11min11s
...
7º C. Sousa +4h04min43s
...
9º R. Leal dos Santos +4h38min11s