quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pódio Delta Q – Monster Energy X-raid Team na 11ª Etapa do Dakar


· Peterhansel 1º, Roma 2º, Leal dos Santos 3º

Melhor teria sido impossível. Os três pilotos da Delta Q – Monster Energy X-raid Team dominaram por completo a 11ª etapa do Dakar ao assumirem desde muito cedo as três primeiras posições na etapa. Stephane Peterhansel foi o justo vencedor aumentando a sua vantagem no primeiro lugar da prova, Nani Roma foi segundo e consolida a mesma posição na classificação geral. Ricardo Leal dos Santos consegue o seu melhor resultado de sempre em etapas na prova com o terceiro lugar e ascende ao nono lugar da geral.

Stephane teve uma classificativa mais calma: “Não andámos nos nossos limites mas também não tivemos quaisquer problemas técnicos ou de navegação. Foi uma boa especial mas não muito divertida por causa do ‘fesh-fesh’. Não tínhamos muita visibilidade devido ao vento que trazia muito lixo. Neste momento tenho cerca de 20 minutos de vantagem para o Nani, mas temos duas etapas longas e difíceis pela frente. Vamos ver o que acontece. De todas as vezes que venci o Dakar nos carros sempre tive um companheiro de equipa a pressionar-me”.

Nani Roma deu o seu melhor numa etapa que considerou bastante dura: “Foi uma especial muito exigente mas que acabou por correr bem com um ou outro pequeno percalço. Estou na segunda posição e vou dar o meu melhor nas etapas que restam. Tudo pode acontecer numa prova deste género”, referiu.

Ricardo Leal dos Santos estava bastante feliz por ter terminado no terceiro posto: “E ter dado à Delta Q este feito. Foi das etapas mais difíceis que fiz em Dakar’s mas também das mais espectaculares. Passámos por um sem número de peripécias mas no final correu tudo bem. Estou muito contente pelo resultado mas sobretudo por já estar no top 10. Vamos ver se conseguimos subir ainda mais posições nas etapas que faltam”, concluiu o piloto português.

A 12ª etapa liga Arequipa a Nasca terá uma extensão de 686 quilómetros, 246 contra o cronómetro.