terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Liderança do Dakar mantém-se nas mãos da Delta Q – Monster Energy X-raid Team
Publicado em terça-feira, janeiro 10, 2012
· Peterhansel foi segundo na etapa 9 e mantém 1º lugar na prova
· Nani Roma terceiro
· Ricardo Leal dos Santos num brilhante 5º lugar
A nona etapa do Dakar Argentina Chile Peru 2012 ligou Antofagasta a Iquique no Chile e teve nos pilotos da Delta Q - Monster Energy X-raid Team como principais protagonistas. Stephane Peterhansel e o MINI All4 Racing não venceram a etapa mas garantiram o segundo lugar e mantém-se na liderança da prova com quase seis minutos de vantagem para o imponente Hummer de Robby Gordon. Nani Roma ficou com o terceiro lugar na etapa. Mas quem mais brilhou foi Ricardo Leal dos Santos que conseguiu um excelente quinto lugar, mesmo depois de ter sofrido um furo.
Numa luta desigual MINI e Hummer enfrentam-se etapa a etapa e apesar de todas as dificuldades Stephane Peterhansel continua a sua luta para chegar a Lima como vencedor da mais dura e mítica prova do todo-o-terreno: “Rodámos no fio da navalha. Temos de dar o tudo por tudo para perder o menos possível para o Hummer. Hoje a etapa era mais ao meu estilo com o percurso semelhante às especiais de rali que tanto aprecio e conseguimos minimizar o prejuízo. Posso não vencer este Dakar mas de tudo farei para adiar a vitória dos meus adversários” referiu o piloto francês que mais Dakar venceu na história do evento.
Ricardo Leal dos Santos foi o piloto luso a destacar no dia de hoje. O português entrou na classificativa muito bem, chegou mesmo a estar em terceiro e terminou num excelente quinto lugar, o melhor entre os pilotos portugueses: “Correu tudo na perfeição pese embora o furo nos tenha atrasado um pouco. Na parte mais técnica do percurso estivemos bastante bem e estamos agora no 12º lugar, a apenas dois lugares do top 10 que traçámos como meta depois do percalço na terceira etapa. Nestes últimos dias de prova queremos manter o mesmo nível de performance e rodar sempre perto dos nossos companheiros de equipa para os podermos ajudar em qualquer incidente. Até ao final há Dakar e apesar de tudo continuo a acreditar que a nossa equipa vai vencer”, disse.
Nani Roma foi terceiro, mantém a quarta posição da tabela mas mais perto do terceiro lugar: “Temos feito o melhor que pudemos. Continuamos na luta”, referiu o espanhol.
A 10ª etapa da prova liga Iquique a Arica numa especial de 377 quilómetros contra o cronómetro.