quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Cyril Despres vence 11ª Etapa
Publicado em quinta-feira, janeiro 12, 2012
- O francês da KTM venceu mais uma etapa e dilatou ligeiramente a vantagem para Marc Coma;
- Dia menos bom para os portugueses, onde o melhor foi Hélder Rodrigues em 8º e Ruben Faria voltou a atrasar-se na classificação.
A 11ª etapa, entre Arica e Arequipa, tinha uma especial de 534 Km's para as motas e quads, sendo que os Automóveis e Camiões disputavam ao cronometro uma especial mais curta.
Cyril Després venceu mais uma etapa nesta edição do Dakar, aumentando ligeiramente a sua vantagem para Marc Coma. Á entrada da especial de hoje, Despres estava apenas 21 segundos à frente de Coma e hoje o francês decidiu forçar um pouco o ritmo, o que lhe valeu um ganho de 2 minutos e 1 segundo face a Marc Coma, que hoje foi apenas o 3º classificado.
Na classificação geral tudo se mantém nos dois primeiros, sendo que Despres tem agora uma vantagem de 2 minutos e 22 segundos sobre o espanhol.
O segundo classificado da etapa, entre os dois piloto oficiais da marca austríaca, foi Gerard Farres Guell, também numa KTM. O piloto espanhol ficou a 1 minuto e 39 segundos de Despres e subiu assim para a 6ª posição na geral, atrás de Stefan Svitko, o eslovaco que hoje foi o 10º classificado.
Na 4ª posição surgiu uma boa surpresa, Johny Aubert, que com a sua KTM realizou um excelente tempo, a 3 minutos e meio do vencedor do dia. Na classificação geral o francês fecha agora o Top 15.
O 5º classificado nesta tirada foi Joan Barreda Bort, o ex-piloto de motocross que continua a impressionar tudo e todos com a sua Husqvarna, efectuando tempos ao nível dos melhores. Na geral Barreda Bort é já o 11º classificado.
Jordi Viladoms foi hoje o 7º classificado e recuperou algum tempo para o português da Yamaha, Hélder Rodrigues, que foi hoje o 8º melhor. Na classificação geral o português mantém-se em 3º na frente de Viladoms, agora com uma vantagem um pouco mais curta, de 16 minutos e 6 segundos.
Quanto a Paulo Gonçalves, soube-se ontem que o piloto da Husqvarna foi penalizado em 6 horas, não sendo ainda certas as razões para a penalização. A verdade é que todas as esperanças de um bom resultado para "Speedy" Gonçalves foram assim "por água a baixo". Na etapa, Gonçalves foi o 15º classificado e está agora apenas na 30ª posição da geral.
Ruben Faria foi também um dos grandes azarados desta 11ª etapa. O "aguadeiro" de Cyril Despres perdeu hoje mais de 1 hora para o vencedor da etapa. Na classificação geral caiu para 12º, mas o objectivo do Top 10 ficou agora bem mais difícil de cumprir.
Pedro Bianchi Prata segue em prova, na 43ª posição da Geral.
Classificação Geral Após Etapa 11:
1º C. Despres
2º M. Coma +2min22s
3º H. Rodrigues +1h08min40s
4º J. Viladoms +1h24min46ss
5º S. Svitko +1h34min56s
...
12º R. Faria +3h42min43s
...
30º P. Gonçalves +8h00min16s
...
43º P. Bianchi Prata +11h25min44s
Foto: Maragni M. KTM Images