quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ambições "Eléctricas" no Dakar 2012




Já é normal que os projectos de combustiveis alternativos sejam testados no Dakar, mas, o projecto apoiado pelo governo Lituano está entre os mais ambiciosos de sempre. Andris Dambis, conhecido entre nós por trazer até às 24 Horas de Fronteira o espetacular OsCar, é o fundador deste projecto que irá levar até á América do Sul um "OsCar eO" que mais não é do que uma versão electrica do seu conhecido protótipo.

Para a maioria das equipas inscritas no Dakar, alcançar o final já é um resultado para se orgulharem. Esta alegria irá ter uma carga simbólica acrescida para Maris Saukans e Andris Dambis, que irão estar atrás do volante de um 4x4 com um motor electrico. Como resultado, o desafio desportivo irá estar de mãos dadas com o desafio tecnológico para o Team Latvia, que irá apresentar um veículo inovador com o nome de código "OsCar eO", construido de raíz em menos de um ano. "Nós melhorámos as suas capacidades várias vezes durante o desenvolvimento." admitiu Dambis. "O carro está equipado com um motor electrico, capaz de funcionar durante 800 quilómetros á velocidade máxima de 150 quilómetros hora. Nós adaptamos este motor ás caracteristicas dos terrenos que vamos encontrar no Dakar, e vamos utilizar os processos mais avançados do momento. Apesar disso, as etapas longas, com areia, pó e muito calor vão ser realmente problemáticas. Aconteça o que acontecer, a preserverança e resistência irão ser vitais para tornar esta aventura num sucesso."

Equipados com uma confiança inabalável, Saukans e Dambis estão bem certos das dificuldades da sua tarefa, mantendo em mente ambos já completaram o Dakar em África e na América do Sul. Em particular, eles estão bastante atentos ao impacto que poderá ter um possível sucesso em Lima. "Nós queremos provar que os veículos electricos podem ser competitivos. Dito isto, nós estaremos satisfeitos se conseguirmos alcançar a linha de meta. Não será fácil, mas pode ser feito. Seremos pioneiros e acreditamos nos combustiveis alternativos, e como todas as ideias que seguem a mesma lógica, esta encaixa perfeitamente no espirito do Dakar."

Quer saber mais sobre este projecto? Clique aqui.

Fonte: todoterreno.pt