sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Laurent Poletti mais rápido no domínio das equipas estrangeiras


O francês Laurent Poletti, aos comandos de Asmo Porsche de 360 cavalos de potência, estabeleceu o melhor tempo nos treinos cronometrados para a 14ª edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira, a última competição oficial da temporada de todo o terreno.

Com 90 equipas presentes, num total de 338 pilotos, a prova alentejana apresenta este ano uma pista totalmente seca, ao contrário do que tem sido habitual nas últimas edições, facto que irá também ser mais exigente para as mecânicas, pelo que a resistência das máquinas será muito mais decisiva para a vitória final do que as suas performances.

Poletti, vencedor da prova em 2005, aproveitou bem o pouco trânsito na pista para conseguir logo nos primeiros momentos a sua volta mais rápida, confirmando assim as boas indicações que este conjunto já tinha dado nas 24 Horas de Paris, onde também estabeleceu a "pole": «A pista estava excelente e a volta correu muito bem. No entanto, o nosso objectivo é terminar a prova, pelo que iremos impor um ritmo mais a pensar nisso do que em tentar lutar pela vitória. É sempre um prazer vir correr em Fronteira, sem dúvida o melhor traçado na Europa para este estilo de prova».

Curiosamente, o resultado dos treinos desta edição foi muito semelhante ao do ano passado, com o francês Laurent Dornel a repetir a segunda posição com o Caze Buggy equipado com motor Nissan, o único a andar relativamente perto dos tempos de Poletti: «A pista estava excelente mas muito escorregadia, mas é muito mais agradável conduzir com estas condições atmosféricas, apesar de podermos arriscar um pouco de pó».

Tal como em 2010, José Pedro Fontes foi o piloto português mais rápido, estabelecendo a terceira melhor marca, mas já a 10,75s da "pole": «Guiar aqui um carro de duas rodas motrizes, como é o caso do BMW Oryx, torna as coisas bem mais difíceis, pois andamos sempre de lado, sem grande tracção, sobretudo nas zonas mais lentas. Mas o veículo parece-me robusto, capaz de suportar a dureza da prova, e este pode ser o nosso principal trunfo».

O domínio das equipas estrangeiras nestes treinos cronometrados foi evidente, pois só outra equipa nacional - a de Jorge Silva, numa Toyota Hilux - se conseguiu intrometer no "top ten", sendo as restantes oito posições ocupadas por sete formações franceses e uma italiana.

A partida para esta edição das 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira está agendada para as 13h00 de amanhã, dia 26, depois da realização do "warm up", previsto entre as 9h00 e as 10h00.

Classificação dos treinos:


1º Poletti/Annee/Desgranges (Asmo Porsche), 10m 05,27s;
2º Dornel/Lacam/Garicoix/Castan (Caze Buggy), a 1,83s;
3º Fontes/Coimbra/Barbosa/Lauilhe/Vincendeau (BMW Oryx), a 10,75s;
4º Moilet/Galland/Baille (MGR 206 CC), a 10,76s;
5º Vanier/Fabre/Knoll (Schmit 206), a 16,33s;
6º Andrade/Duplé/Sousa/Pita (Monce Clio V6), a 21s;
7º Barbry/Clerget/Andrade/Lansac (BMC BMW), a 22,74s;
8º Demota/Andrieu/Encausse/Meyleu (Nissan DRV2), a 22,8s;
9º Silva/Rolla/Inácio/Ramos/Cunha (Toyota Hilux), a 30,49s;
10º A. Manfrinato/M. Manfrinato/G. Manfrinato (Renault Megane Proto), a 30,8s; etc