quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Carava Lusa no Dakar reflecte tempos de crise


Portugal com a representação reduzida no Dakar 2012.

Com a divulgação da lista oficial de participantes no Dakar do 2012, ficámos a saber que Portugal irá ter uma representação algo mais curta do que esperado. Este ano, nas pistas Argentinas apenas irão estar 9 Portugueses,somando os que participarão nos automóveis e os que participarão com motos.

Quanto aos que vão em automóvel, Carlos Sousa com Great Wall é o que chama mais a atenção. No entanto, será pelo lado da X-Raid que estarão os participantes mais bem equipados, com Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza a bordo de um Mini All4 Racing. Francisco Pita e Humberto Gonçalves estarão também presentes com o Buggy SMG da Team Prime Stadium.

Nesta lista faltam infelizmente Francisco Inocêncio e Pedro Velosa da Red Line Offroad Team, que apesar de já terem até apresentado o seu projecto para a prova, tiveram que recuar e abdicar da participação na prova. Quem também não está, e terá eventualmente visto as hipoteses goradas de participar na aventura Sul Americana foi a Yser Racing Team. Há a alguns dias atrás ainda existia uma possibilidade dos Portugueses poderem levar os seus Minis até ao outro lado do Atlântico, mas ao que parece o projecto teve que ser adiado mais algum tempo. No entanto, a própria equipa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Nas motos, o "nosso" campeão do Mundo, Helder Rodrigues será aquele que parte na liderança em termos de expectativa. As lista de excelentes resultados conseguidos pelo piloto ao longo do ano fazem recair sobre ele a maior dose de favoritismo. Ruben Faria é outro dos bem colocados, embora a sua posição dentro da equipa liderada por Cyril Despres não lhe dê à partida tanta liberdade como a que Helder terá. Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata completam a lista de Portugueses. Ambos são bastante experientes, mas a prestação de Paulo Gonçalves no ano passado cria alguma expectativa em torno do que conseguirá o piloto fazer este ano caso não tenha azares ao longo da prova.

Fonte: todoterreno.pt