sábado, 8 de outubro de 2011

Objectivo: Vencer o Dakar 2012


• Pela primeira vez uma marca portuguesa aposta em vencer o rali Dakar
• Ricardo Leal dos Santos é o representante português na equipa oficial


Campo Maior, a vila alentejana cujo nome surge naturalmente associado à marca portuguesa de cafés Delta e mais particularmente à Herdade das Argamassas, onde está instalada a Adega Mayor, foi o local escolhido pela equipa da Delta Q – Monster Energy X-raid Team para apresentar a sua formação oficial que irá participar na próxima edição do mítico rali Dakar.

Três pilotos de outras tantas nacionalidades – o francês Stéphane Peterhansel, o português Ricardo Leal do Santos e o espanhol Nani Roma – terão como missão levar à vitória no rali Dakar Argentina Chile Peru 2012 o Mini All4 Racing que a equipa estreou na edição que teve lugar em Janeiro deste ano.

Os três pilotos latinos de uma equipa germânica têm a uni-los um passado nas motos, com diversos títulos conquistados, que para Peterhansel e Roma foram nas duas rodas e para Ricardo Leal dos Santos nos Quad.

O piloto francês, que é recordista de vitórias no Dakar, tem tido a seu cargo o desenvolvimento em competição do Mini All4 Racing; e três meses depois da sua estreia no Dakar levou-o à vitória numa prova da Taça do Mundo de todo-o-terreno, conquistando o triunfo no Abu Dhabi Desert Challenge 2011.

Para Ricardo Leal dos Santos e Nani Roma a estreia aos comandos desta máquina terá lugar no Rali de Marrocos (16 a 22 de Outubro) sendo que o piloto português irá participar ainda na Baja Portalegre (27 a 29 de Outubro), competição que este ano celebra as suas bodas de prata.

Para Stéphane Peterhansel “este evento foi muito interessante porque o percurso do co-drive teve lugar em terrenos que são do próprio patrocinador, um espaço de vinha magnífico, e junto à própria fábrica de cafés da Delta. O traçado escolhido também era óptimo para pilotagem, misturando zonas rápidas com outras mais sinuosas e técnicas e ainda um bonito salto” salientou o piloto francês que se quer apresentar no próximo Dakar como candidato ao triunfo.

Para o espanhol Nani Roma “este é o ano que tenho reunidas as melhores condições para participar na prova, nesta que será a minha 17ª participação. Estou na melhor formação, com o melhor carro e com excelentes parceiros de equipa. Vou lutar para que o Mini All4 Racing vença este Dakar”.

Como piloto anfitrião deste evento Ricardo Leal dos Santos assume que ficou “muito satisfeito por a participação da equipa no Dakar ter sido apresentada em Portugal e estou também muito impressionado com o Mini All4 Racing que reúne todos os argumentos para que a equipa tenha o sucesso que ambiciona”.

O evento que levou até Campo Maior perto de duas centenas de convidados foi acompanhado de perto pelo administrador do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro para quem “o patrocínio Delta Q a este projecto justifica-se pela partilha de valores da marca com os da equipa: dinamismo, competitividade e vontade de vencer”.

Ainda antes do Rali de Marrocos e logo após esta apresentação oficial da equipa em Portugal, de 10 a 15 de Outubro, toda a estrutura da X-raid desloca-se até este país do norte de África para mais uma importante sessão de testes.