quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem vence em Oleiros?


Após uma longa paragem, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de volta com uma prova totalmente nova. A Baja TT Proença-Oleiros, organizada pela Escuderia de Castelo Branco, surge assim no calendário para colmatar a anulação da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos.

Das sete corridas inicialmente previstas no calendário, sobraram apenas cinco, devido à anulação do Rali TT Vodafone 1000, da Baja TT Serras do Norte e da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, sendo que esta última foi então substituída, como já foi referido acima pela Baja TT Proença-Oleiros, a realizar já no próximo fim-de-semana. De louvar é o esforço feito pela Escuderia de Castelo Branco que consegue ter duas corridas no calendário dentro do mesmo mês - de Setembro - e que assim suaviza o impacto da anulação das três corridas mencionadas.

Mais de 4 meses após a última corrida do campeonato, o Ervideira Rali TT, a animação do TT nacional está de volta à estrada, visitando agora a região centro, numa corrida totalmente nova, que promete surpreender toda a caravana do Campeonato, não só de Autos mas também de Motos, Buggys e Quads...

Na categoria dos Automóveis, após a saída do Team Yser, tudo estava encaminhado para que a luta pelo ceptro nacional fosse entre os dois pilotos dos Racing Lancer, Carlos Sousa e Miguel Barbosa, mas a verdade é que Carlos Sousa, como foi noticiado anteriormente, vai mesmo abandonar o CPTT e centrar as suas atenções no próximo Dakar. Assim Miguel Barbosa parece ter a vida facilitada para conquistar o seu quarto título nacional, ou não estivesse o piloto na frente do campeonato com uma vantagem de 13 pontos para aquele que é agora o seu mais directo adversário, Pedro Grancha.

Haverá "concorrência" forte o suficiente para impedir que o título seja entregue "de bandeja" ao piloto do Mitsubishi?
Isso é o que iremos descobrir já no próximo fim-de-semana... Por um lado é sabido que neste momento Barbosa é o piloto que dispõe da melhor "arma", mas é certo também que existem outros pilotos que estão prontos para atacar a vitória em Oleiros e também a liderança do Campeonato, como é o caso de Pedro Grancha e José Dinis Lucas.

Sem grandes ambições em termos de luta pelo campeonato surgem Rui Sousa, Ricardo Porém e Nuno Matos que, ainda sem qualquer pontuação esta época, estarão com certeza preparados para entrar na luta pela vitória da corrida. Estes pilotos não têm tido a sorte do seu lado e os problemas com a fiabilidade das suas máquinas não têm permitido alcançar resultados. Se por um lado Rui Sousa e Nuno Matos esperam ter resolvidos todos os problemas de fiabilidade, mantendo ainda assim as características dos seus carros, por outro, Ricardo Porém decidiu trocar a motorização do seu BMW Série 1 Proto, dispondo agora de um motor Turbo-Diesel. O piloto de Leiria espera que esta alteração lhe permita andar mais rápido e acima de tudo terminar corridas.

Também preparados para aproveitar qualquer erro na frente da corrida estarão José Gameiro, André Amaral ou Lino Carapeta, que como já se viu noutras provas, podem facilmente alcançar resultados nos 5 primeiros lugares.

Nos agrupamentos T2 e T8 a luta também estará ao rubro, com os líderes de ambos os campeonatos presentes em Oleiros. Carlos Almeida é o actual líder no que diz respeito ao T2, mas terá forte concorrência este fim-de-semana, por parte de Mário Dinis Lucas, Francisco Gil e José Camilo Martins.

No agrupamento T8 Paulo Sousa venceu as duas corridas realizadas até aqui e espera dar mais um passo rumo à renovação do título do ano passado.

Regresso também da Taça TT Pré-Classic que tem nesta corrida um total de 8 inscritos.

Clique para ver a Lista de Inscritos