domingo, 7 de agosto de 2011

Baja de Idanha a Nova prepara a 3ª edição


A Baja TT Idanha-a-Nova volta a contar para o Europeu de Todo-o-Terreno (Motos e Quads) para o Nacional das mesmas categorias e UTV-Buggies e ainda para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (Autos) e Desafio ELF Mazda, pelo que a competição está assegurada a todos os níveis, até porque, ao contrário do que seria de esperar, o número de participantes não diminuiu, mas pelo contrário tem tendência a aumentar em quantidade e qualidade.

Em termos de motos, quad e UTV Buggy, a prova terá um total de aproximadamente 320 kms, distribuídos por três dias de competição, estando a sua conclusão prevista para a tarde de Domingo, bem no centro da lindíssima e acolhedora vila de Idanha-a-Nova.

Na sexta-feira, correm-se 5 km de super-especial e no sábado realizam-se dois SS (Sectores Selectivos) com 150km e 80km, respectivamente. No domingo, percorrendo um traçado caracterizado pela sua rapidez, o SS apresenta aproximadamente, 80km.

Para além da integração nos Campeonatos Nacional e Europeu, no Rali TT Terras da Raia 2010, disputa-se também o Troféu Polaris Challenge. A Organização apresenta 120 como o número expectável de inscritos, entre Motos, Quads, UTVs e Buggies.

No que respeita aos vulgarmente designados por “jipes”, as grandes novidades passam por uma dupla passagem por uma super-especial, estando ainda por decidir se a mesma será mantida dentro do Campo de Escuteiros (Campo do Agrupamento de Idanha-a-Nova do Corpo Nacional de Escutas) ou se haverá uma alternativa que está a ser estudada e que permita uma maior visibilidade a equipas pilotos, facilitando o trabalho a quem recolhe imagens.

Segue-se um percurso de cerca de 300 quilómetros, efectuado sem paragens obrigatórias para assistência, ou seja uma dupla passagem por um percurso de 150 Kms, com uma ZA (Zona de Assistência) no meio, mas com o tempo a contar para o total da prova.

Fonte: todoterreno.pt